Nos Meandros da Guerra
O Estado Novo e a África do Sul na defesa da Guiné
de José Matos e Luís Barroso
Grátis
Sobre o livro
O objetivo deste livro é estabelecer a ligação entre o esforço de guerra de Portugal na Guiné e o apoio financeiro que a África do Sul disponibilizou a Portugal no início de 1974, no âmbito do estabelecimento de uma aliança militar entre Portugal, Rodésia e África do Sul, com o nome de código "Exercício ALCORA". O apoio da África do Sul no esforço militar português em Angola inicia-se em meados de 1967, através da execução da Operação BOMBAIM para garantir apoio aéreo às operações conduzidas no leste e sudeste de Angola.
O resultado da operação foi mais modesto do que o esperado, originando a apresentação do Plano de Defesa para a África Austral, sob a direção estratégica de Pretória, que viria a originar o Exercício ALCORA, em outubro de 1970. O objetivo de Pretória era garantir a sua primazia na condução da estratégia de contrassubversão na África Austral, em que Angola, Rodésia e Moçambique desempenhavam a sua defesa avançada.
Embora estabelecido para a manutenção do "reduto Branco" na África Austral, o apoio financeiro resultante do Exercício ALCORA e acordado no início de 1974 entre os governos de Portugal e da África do Sul, seria principalmente para reforçar a capacidade militar das forças portuguesas na Guiné.