Nem Tudo Acontece por Acaso
de Manuel Do Nascimento
Grátis
Sobre o livro
Esta é a narrativa de um homem preso a um papel Moi après la guerre marier avec toi… assinado pelo alferes Raimundo Marques, 1918 e encontrado por acaso. O mesmo era destinado à sua avó. Numa viagem a Lisboa, uma cidade que não conhecia, e num momento de descanso num café no Cais do Sodré perto da Praça da Ribeira, ouço uma conversa inadvertidamente onde o nome do alferes português Raimundo Marques, Versalhes e Paris são referidos inúmeras vezes.
Ao ouvir esse nome da boca de um mendigo que conversava com uma lindíssima, mulher com um reluzente cabelo loiro, lembrei-me de algo que mantinha escondido no fundo da minha memória e que julgava até já ter esquecido. Porém, nunca me esqueci de que o futuro tem sempre razão, porque o passado também tem a sua história. "Se o Saber se aprende com os Mestres e com os livros, a Sabedoria aprende-se com a vida e com os mais humildes" referido in: Pensador Cora Coralina.
Para aquele que morre, o mundo acaba. Para aquele que sobrevive, o mundo continua. Um livro recorda o que pouca gente sabe, ou já esqueceu. Estas páginas são uma narração simples, sem estridências intelectualizantes. O conhecimento faz os homens sábios e a humildade faz os grandes homens. Os artistas não constituem uma classe. São livres, mágicos e servidores de quem tem a verdade e a história do seu lado. Ora a verdade e a história estão, como sempre estiveram, do lado do povo. Estas páginas são para os meus amigos que, de longe ou de perto, me incentivaram a realizar este trabalho.