Bertrand.pt - Museus, Públicos e Literacia Científico-Tecnológica

Museus, Públicos e Literacia Científico-Tecnológica

Redes de comunicação de Significados no Espaço Interdimensional do Museu

de Pedro de Andrade 

Editor: Edições Colibri
Edição ou reimpressão: dezembro de 2012
18,00€
Notifiquem-me quando disponível.

Os museus fazem parte da nossa vida diária. Nunca tanto como hoje se falou e participou em eventos culturais, dentro das rotinas dos nossos lazeres. De facto, lazer e saber articulam-se entre si e dialogam com as nossas vidas profissionais e com as práticas de cidadania da contemporaneidade. Assim sendo, esta obra colectiva, assinada por diversos especialistas nas matérias tratadas, pretende facultar alguns materiais para o entendimento e aplicação, ao nosso quotidiano, da cultura científica percebida enquanto parte das nossas identidade e diferença Portuguesas.
Especificamente, procura-se lançar para a mesa algumas questões e desassossegos apoiados em reflexões históricas, semióticas e sociológicas, articuladas com a prática da museologia. Por exemplo, a Sociologia Reticular Interdimensional significa um estilo de fazer Sociologia através da organização de diversas redes sociais e históricas circulantes no museu, no seio das suas dimensões societais, como a economia, a política e a cultura.
Nesta perspectiva, foi realizado um estudo de terreno junto dos públicos de exposições sobre temas de Ciência, como os dinossáurios, ocorridas no Museu Nacional de História Natural e na Torre Vasco da Gama, em Lisboa.
Um tal estudo empírico aplica e desenvolve um diálogo inédito entre ideias ainda pouco discuti das nos Museum Studies, como a musealização, a museabilidade, a comunicação pública da Ciência, a compreensão pública da Ciência, os modos de literacia, as formações formal, semi-formal e informal, os museus virtuais, etc.
Em suma, a questão transversal que perpassa neste estudo é a seguinte: como traduzir o saber do cientista em conhecimento útil para informar e formar os cidadãos Portugueses, em termos de uma cidadania cultural dialógica?

Museus, Públicos e Literacia Científico-Tecnológica
Redes de comunicação de Significados no Espaço Interdimensional do Museu
ISBN: 9789896890551 Ano de edição ou reimpressão: 12-2012 Editor: Edições Colibri Idioma: Português Dimensões: 160 x 227 x 17 mm Páginas: 330 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Ciências Sociais e Humanas  >  Sociologia

Quem comprou também comprou

A Cidade e a Cultura
19,19€
Edições Afrontamento
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.