Modelagem e Animação com Blender
de William Pereira Alves
Sobre o livro
Por meio de uma linguagem simples e atividades práticas, este livro ensina modelagem e animação no Blender, na sua versão 2.41, rodando na plataforma Windows.
Aborda as características do ambiente de trabalho; teoria do movimento; conceitos e aplicação de perspectiva, cores, texturas; iluminação de cenas; inserção de objetos; modelagem com superfícies NURBS; textos; manipulação de vértices e faces; operações booleanas; aplicação de efeitos; divisão de objetos e curvas.
Abrange o desenvolvimento de modelos em 3D, como ferramentas e peças mecânicas; as técnicas para criação de movimentos e geração de um arquivo de vídeo e muito mais.
Índice do livro
Parte 1 - Introdução e Conceitos
Capítulo 1 - O Software Livre e o Blender
1.1 Conceito de Software Livre
1.2 Apresentação do Blender
1.3 O YafRay
Capítulo 2 - Ambiente de Rede
2.1 A Janela View Port
2.2 O Painel de Ferramentas
2.3 Divisão da View Port
Atividades
Capítulo 3 - A Arte de Modelar e Animar
3.1 Uso de Storyboards
3.2 A Teoria do Movimento
3.3 Movimento Humano e Animal
3.4 Perspectiva sob a Visão Humana
Capítulo 4 - Cores, Iluminação, Câmeras e Ray-Tracing
4.1 Teoria das Cores
4.1.1. Modelos de Cores
4.2 Iluminação
4.2.1. Radiosidade e Ray-Tracing
4.3 Câmeras
Parte 2 - Primeiros Passos
Capítulo 5 - Desenhos Geométricos Primitivos
5.1 Adição de Objetos Geométricos
5.2 Objeto Plane
5.3 Objeto Cube
5.4 Objeto Circle
5.5 Objeto UVsphere
5.6 Objeto IcoSphere
5.7 Objeto Cylinder
5.8 Objeto Tube
5.9 Objeto Cone
5.10 Objeto Grid
5.11 Objeto Monkey
5.12 Cuidados na Adição de Objetos
Atividades
Capítulo 6 - Linhas e Curvas
6.1 Curvas Bézier
6.2 Círculos Bézier
6.3 Curvas NURBS
6.4 Círculos NURBS
6.5 Caminhos
Atividades
Capítulo 7 - Superfícies NURBS, Metaobjetos e Textos
7.1 Configurações do Usuário
7.2 Criação de Superfícies NURBS
7.3 Metaobjetos
7.4 Textos 100
Atividades
Capítulo 8 - Manipulação de Objetos da Cena
8.1 Selecionar Objetos
8.2 Redimensionar e Rotacionar
8.3 Seleção de Vértices, Faces e Arestas
8.4 Espelhamento de Objetos
8.5 Rotação da Cena
8.6 Utilização de Camadas
Atividades
Capítulo 9 - Operações Avançadas com Objetos
9.1 Divisão de Objetos
9.2 Arredondamento de Arestas e Suavização
9.3 Operações Booleanas
9.4 Subdivisão de Curvas
9.5 Extrusão de Objetos
9.6 Edição Proporcional de Vértices e Faces
Atividades
Capítulo 10 - Materiais: Cores e Texturas
10.1 Aplicação de Cores
10.2 Uso dos Shaders
10.3 Texturas
Capítulo 11 - Luzes e Câmeras
11.1 Utilização de Luzes
11.2 Utilização de Câmeras
Parte 3 - Modelagem e Animação
Capítulo 12 - Um Projeto Básico
12.1 Preparação Inicial
12.2 Criação do Registro da Torneira
Capítulo 13 - Modelagem com Vários Objetos
13.1 Modelagem da Chave
13.2 Adição do Nome do Fabricante
13.3 Atribuição de Cores e Texturas
Capítulo 14 - Modelagem de Produto Eletrônico
14.1 Criação do Gabinete
14.2 Modelagem da Parte Frontal
14.3 Modelagem da Base
14.4 Finalização do Projeto
Capítulo 15 - Modelagem de Utensílios e Mobílias
15.1 Criação de um Vaso
15.2 Transformação de Linha em Malha
Capítulo 16 - Criação de Vidros com Transparência e Refração
16.1 Modelagem de uma Garrafa
16.2 Aplicação de Cores
16.3 Um Rótulo e uma Base
Capítulo 17 - Modelagem de Peças Automobilísticas
17.1 Criação de uma Roda de Alumínio
17.2 Um Amortecedor
Atividades
Capítulo 18 - Modelagem sobre Imagem de Fundo
18.1 Preparação das Imagens Blueprints
18.2 Aplicação das Imagens à Janela 3D View
18.3 A Modelagem na Prática
18.4 Retoques Finais
Capítulo 19 - Animação Básica
19.1 Animação por Posicionamento Manual
19.2 Animação com Caminhos
Capítulo 20 - Outras Formas de Animações
20.1 Criação de Efeito Ondulatório
20.2 Animação de Texturas
20.3 Animação Construtiva
20.4 Deformação com Lattice
Apêndice A - Instalação no Linux
Índice Remissivo
Referências Bibliográficas