Grátis
Sobre o livro
Como antipatizamos com o Acordo Ortográfico (AO90), mas adoramos a discussão em seu redor, e na tentativa de confundir ainda mais educadores e educandos desta era, resolvemos trazer de novo à luz do dia o Método de Leitura de António Feliciano Castilho.
O autor nascido em 1800, perdeu a visão em criança, mas isso não o impediu de prosseguir os seus estudos e de, mais tarde, desejar alfabetizar o país. Desenvolveu para isso, um método de leitura repentino para o ensino do ler e do escrever baseado no som das palavras.
O método foi testado nalgumas escolas, mas choveram pareceres desfavoráveis ao livro de diversas frentes, acusando-o de ser uma adaptação de um outro manual entretanto recusado em França, de estar fundamentado numa ortografia fónica e não etimológica, da aprendizagem não ser mais rápida com este método e das crianças se distraírem com as suas ilustrações. Para infelicidade de Castilho, o seu manual nunca foi adoptado oficialmente para uso generalizado nas escolas públicas.
Como adoramos distrair-nos com ilustrações, gravuras e tipografia, resolvemos inaugurar a nossa colecção fac-símile com este Método.