Memórias de Uma Aldeia Palestiniana Desaparecida
de Mohammed Al-Asaad
Sobre o livro
Narrativa comentada por Joseph Algazy, nascido no Egipto. É historiador, jornalista no diário israelita Ha’aretz e colaborador no Monde Diplomatique.)
Em 1948, com quatro anos de idade, Mohammed Al-Asaad assiste à Naqba que arranca milhares de palestinianos da sua terra. Publicada em árabe quarenta anos mais tarde sob o título "Os filhos do rocio", esta narrativa mistura recordações de infância, testemunhos e contos alegóricos que evocam a história de um povo sucessivamente submetido às dominações otomana, britânica e hoje israelita. Mas o que Mohammed Al-Asaad, um dos maiores poetas palestinianos, põe em causa, é o desaparecimento de todos os vestígios que provariam a pertença do seu povo a esta terra. Vem-lhe à memória a ideia de voltar a dar vida a esta história condenada — aldeias apagadas e riscadas dos mapas.
Procedendo a uma rigorosa reconstituição histórica das espoliações a que o Estado de Israel se entregou, Joseph Algazy traça um requisitório irrevogável contra uma política discriminatória que impede, hoje mais do que nunca, "discernir a mais pequena luz ao fundo do túnel".