Matemática Experimental
de Mário M. Graça e Pedro T. Lima
Grátis
Sobre o livro
Matemática Experimental satisfaz sobejamente o objectivo de "apresentar diversos conceitos da Matemática numa perspectiva experimental, ou seja, usando sistemas simbólicos em computador, procurando também motivar a experimentação autónoma nessa área." A apresentação é abrangente, oferece um vasto leque de assuntos, que
me parecem bem escolhidos. Fiquei agradavelmente surpreendido pela qualidade das introduções teóricas, bem como pela riqueza e variedade dos exemplos e exercícios. As referências históricas, se bem que sucintas, são bem-vindas.
A abundante e competente utilização do sistema Mathematica é enriquecedora e contribuirá, como se pretende, para o desenvolvimento da capacidade experimentadora autónoma dos leitores.
Professor Jorge Nuno da Silva
Departamento de Matemática
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa