Matadouro Cinco
de Kurt Vonnegut
Sobre o livro
O romance da vida de Billy Pilgrim (duplo quase autobiográfico de Kurt Vonnegut), nascido em Ilium en 1922, filho único do barbeiro da aldeia. Neste livro Kurt Vonnegut utiliza os métodos da ficção científica para permitir flash-back contínuos do personagem, mas também para abrir uma quebra narrativa na trama principal intitulada A Cruzada das Crianças, e que é antes de tudo uma extraordinária denúncia dos extermínios organizados pela humanidade. Uma obra prima da literatura.
Comentários
-
Clássico da Literatura, porém nada demais
Matadouro Cinco é o tipo de obra à qual o leitor já tem que estar acostumado por ser uma leitura do autor. Acontece que o livro é demasiado descritivo e isso desmeresse o interesse que o leitor tem em momentos tipicamente normais. Achei que o livro não mostra a verdade incoveniente que toda a gente diz mostrar e essa verdade é o propósito do livro. O livro tem uma sacada de génio que é replicada nos dias de hoje, em qualquer género de ficção ou não-ficção e isso é por si, conveniente.
-
A não perder!
Livro irónico e mordaz, uma apologia à paz e um manifesto antiguerra numa escrita repleta de humor negro. Um dos meus preferidos de sempre.
Matadouro cinco é um romance sobre a guerra. Mas também sobre viagens no tempo. É um romance sobre relações, mas também sobre extraterrestres. É uma história de um homem, mas também da sua família. Vonnegut consegue transmitir uma miríade de emoções em poucas páginas. Recomendo!
Excêntrico, desconcertante, alucinado, estranho, algumas das palavras que me ocorreram ao longo da leitura. E no fim continuei a pensar o mesmo! A isso acrescento humor negro, crítica e reflexão!
Matadouro Cinco é um livro fenomenalmente bem escrito e completamente fora da caixa, não se resume apenas a um livro de viagem no tempo, ficção científica ou guerra, é um conjunto que nos leva numa viagem pela mente do personagem de uma maneira prazerosa e estimulante.
Num humor negro futurista, Vonnegut satiriza os valores convencionais americanos expondo um universo caótico através de protagonistas idealistas, inocentes, que acreditam que podem mudar o mundo.