Manoel de Oliveira - Fotobiografia

de Júlia Buisel 

Editor: Figueirinhas
Edição: abril de 2002
Portes
Grátis
10%
63,60€
Poupe 6,36€ (10%) Cartão Leitor Bertrand

Quase a completar 94 anos, e em plena actividade (um filme a estrear - "O Princípio da Incerteza" - e outro em rodagem - "Um filme Falado"), o cineasta Manoel de Oliveira vê agora publicada a sua fotobiografia, organizada por Júlia Buisel, colaboradora de mais de duas décadas, e "muitas conversas no labirinto do cinema e da vida". É um "itinerário pelo mundo oliveiriano", uma obra de setenta anos, começada ainda nos tempos do cinema mudo, em 1931 com "Douro, Faina Fluvial". Uma vida e uma carreira quase com a idade do cinema. Evocações , a família, o artista quando jovem desportista (foi vice-campeão do salto à vara e, como piloto de automóveis, conquistou um terceiro lugar no mítico circuito da Gávea, numa prova ganha pelo célebre Pintacuda), as tertúlias, os amigos, o cinema.
São dezenas de fotografias, documentos (entre eles o processo da PIDE quando da prisão do realizador em 1963, e os abaixo-assinados exigindo a sua libertação - curiosamente dois: um de artistas, jornalistas, e outros, opositores do regime, como Paulo Rocha, Fernando Lopes, Baptista Bastos, Nuno de Bragança, etc.; e um outro, de simpatizantes do Estado Novo, como António Lopes Ribeiro ou António Manuel Couto Viana) , reproduções de cartazes, fotogramas, cartas(de Casais Monteiro, Régio, André Bazin, Georges Sadoul, Wim Wenders; Luís de Pina, Henrique Alves Costa, etc.; e de Manoel de Oliveira - numa delas, a Casais Monteiro, convidando-o para ver "Douro, Faina Fluvial" e "Hulha Branca", o humor do cineasta, uma característica que sempre o acompanhou, é visível quando remata a carta assim: "E aí em Coimbra, V. quer que se assista à exibição de casaca ou farda, ou à moda do Minho? São coisas que convém saber ! Também pode ser de máscaras carnavalescas para no caso de não acharem graça aos filmes, acharem-na uns aos outros. É uma ideia.") , depoimentos (de actores - Maria Barroso, Marcello Mastroianni, Piccoli, Irene Papas, Ruy de Cravalho, Glória de Matos, Isabel Ruth, Luís Miguel Cintra, Leonor Silveira, Maria de Medeiros, etc; de realizadores - Bertolucci, João Botelho, Paulo Rocha; do director da Cinemateca Portuguesa - e actor em alguns dos seus filmes -, João Bénard da Costa, da escritora Agustina Bessa-Luís, da qual adaptou várias obras, da pianista Maria João Pires, do cantor e músico Pedro Abrunhosa, etc., etc.).
No fim do livro, uma filmografia completa e uma lista de prémios (cerca de cem até à altura) do mais prestigiado realizador português, um dos melhores do mundo.

Manoel de Oliveira - Fotobiografia
ISBN:
9789726611691
Ano de edição:
04-2002
Editor:
Figueirinhas
Idioma:
Português
Dimensões:
239 x 298 x 19 mm
Encadernação:
Capa mole
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.