Sobre o livro
Este livro resulta da experiência de 14 meses em que a autora viajou sozinha à volta do mundo tendo como motivação descobrir as múltiplas marcas de portugalidade inscritas no globo. Ao todo, passou por 40 países. Desceu a América, subiu a Costa Oriental Africana, passou pela Península Arábica rumo à Índia, deu um salto para a Austrália, atravessou o Sudeste Asiático, foi a Macau e ao Japão, viajou de comboio até Moscovo e, por fim, regressou à Europa até chegar a casa. Estas são as Malas de Cartão, bagagem onde cabem as histórias, as paisagens, as pessoas, os sentidos e os sentimentos, as gargalhadas, as andanças, os ecos, a fé, os sabores, as saudades, as pedras, o ouro e as especiarias, o sangue, a ignomínia, a glória e a honra dos portugueses de agora e de então espalhados pelo mundo.
Adorei ler este livro!!! Viajei sentada no sofá, andei pelo mundo e pela história... Ri-me, emocionei-me e aprendi muito com ele! Escrito por uma mulher, para além de didáctico e muito divertido, revela novos pontos de vista e uma "outra" sensibilidade, um outro olhar. Patrícia Brito acrescenta sempre qualquer coisa às comuns aventuras deste tipo de viajantes. ...14 meses de viagem que segui sempre com imenso entusiasmo.
Além do muito que se aprende sobre a História dos portugueses por esse mundo fora, as aventuras da autora são divertidas e transmitem-nos muitas das boas sensações que se têm ao viajar. Por vezes senti-me transportada para os locais aqui descritos, por outras foi como se já lá tivesse estado. Instrutivo, divertido e muito bem escrito.