Madre Teresa de Calcutá- Amor sem Limites
de Morihiro Oki
Sobre o livro
Da autoria de um fotógrafo japonês ateu, Madre Teresa de Calcutá - Amor sem Limites reúne as fotografias através das quais Morihiro Oki testemunhou o trabalho da Prémio Nobel da Paz junto da população indiana mais carenciada, desde os doentes, às crianças, passando pelos moribundos e pelos doentes mentais. Neste livro, já publicado no Japão, em Itália, em França, na Alemanha, na Noruega, nos EUA e agora em Portugal, Morihiro Oki traduz a cada fotografia, a personalidade de uma das mais admiradas figuras da Humanidade.
Impressionado com a incondicional entrega protagonizada por Madre Teresa de Calcutá, Morihiro Oki começou a apaixonar-se pelo seu trabalho e a admirar o facto de ter regido toda a sua vida pelas suas convicções sem procurar converter ninguém ao catolicismo. O acompanhamento que lhe fez durante os últimos anos da sua vida, fez com que quisesse expressar neste livro, em que publica impressionantes retratos das ruas de Calcutá e do trabalho desenvolvido por Madre Teresa de Calcutá em particular e pelas irmãs da Caridade em geral, a universalidade do seu amor por todos os seres humanos e a sua total e desinteressada capacidade de dádiva.
«São gestos como esses que Morihiro Oki tão bem retrata neste livro. Dar de comer a alguém que morrerá três horas depois da foto, cortar as unhas ou o cabelo a um moribundo, segurar-lhe as mãos ou simplesmente proporcionar um "encontro de olhares", alimentar centenas de crianças, sarar as feridas dos leprosos, distribuir sorrisos e ternura a quem só tem a desesperança à sua frente - de tudo isso se faz a grandeza destas mulheres retratadas por Oki. Elas descem ao mais fundo da condição humana para, daí, devolver cada vida à dignidade perdida. Um despertador de consciências, este amor sem limites.»
António Marujo in Supl. Mil-Folhas, Público