Grátis
Sobre o livro
Madalena, A elusiva baleia-azul da ilha Montanha é a protagonista da nova novela da Coleção Dos Bichos. No sétimo volume da coleção a atenção da autora incidiu sobre esta espécie de baleia que, ainda na atualidade, se encontra globalmente ameaçada de extinção. E no caso da baleia-azul da Antártica, em que se inclui Madalena, o estatuto de conservação da subespécie corresponde ao de Criticamente Ameaçada.
Ainda que tenha sido adotada a moratória mundial à caça comercial à baleia, que a Comissão Baleeira Internacional estabeleceu em 1982, e que, depois, foi implementada entre 1985 e 1986. E, além disso, de também não existir notícia de que alguma baleia-azul tenha sido caçada após 1980.
Felizmente, a baleia-azul, cujo tamanho é superior ao dos extintos dinossauros e a sua existência anterior à dos humanos, ainda pode ser avistada a passar nos mares dos Açores durante a sua rota migratória, sobretudo entre março e junho. O mesmo acontece com outras espécies marinhas como, por exemplo, o cachalote que também detém um papel importante nesta narrativa por ter sido o principal alvo da tradicional baleação açoriana e picarota, bem como da americana.
Aliás, através de um turismo sustentável e responsável, iniciado já em finais do século XX, o visitante pode aqui usufruir - com calma e a uma distância calculada, de forma a respeitar, acima de tudo, o bem-estar animal - da observação de cetáceos ou (Jonah’s) whale whatching. De resto, tal como noutras partes do mundo em que a baleação se fez igualmente sentir por séculos.
Também quer embarcar nesta aventura de ir ver a Madalena ao Pico? Então, entre no bote de boca aberta do Jonah! É que já alguém grita: - Baleia-azul à vista!