Jezabel
de Irène Némirovsky
Grátis
Sobre o livro
Bela, fascinante e rica, Gladys Eysenach viveu toda a sua vida rodeada de luxo, frequentando a melhor sociedade e as suas festas elegantes, e seduzindo os homens mais atraentes. Agora, aos sessenta anos, vê-se perante a barra de um tribunal, no papel de acusada do assassinato de um jovem, seu pretenso amante.
À medida que decorre o interrogatório, Gladys esconde-se nas suas memórias, evocando os episódios da sua vida que a levaram àquele momento. A infância, o pai ausente, o casamento por conveniência, a turbulenta relação com a filha indesejada, e o esforço para esconder de todos e de si mesma o inevitável declínio do corpo e a derrocada da sua beleza. Agora, é a sua própria alma que está em julgamento.
Publicado originalmente em 1936, e até hoje inédito no nosso país, Jezabel é um dos mais importantes romances de Irène Némirovsky.
The Guardian
«Um fascinante retrato de egocentrismo paranóico.»
Financial Times
Uma mulher obcecada pela sua beleza e juventude é a principal protagonista deste romance. É na verdade um bocado sufocante e incomodativo ler este livro, devido ao desejo desta de ser sempre idolatrada e amada, sem ter em atenção se magoa as pessoas que gostam dela.
Irène Némirovsky explora de forma exímia as profundezas da psicologia humana. Aqui "analisa" a alma desesperada e atormentada de uma mulher obcecada com a perda de juventude e que vive para ser desejada, amada e idolatrada; uma mulher que se torna um ser cruel ao entender o envelhecimento como a derradeira morte. Para ler de um fôlego!