Bertrand.pt - Java 6 - Ensino Didático

Java 6 - Ensino Didático

Desenvolvendo e Implementando Aplicações

de Sérgio Furgeri 

idioma: Português do Brasil, Português
Editor: Érica
Edição ou reimpressão: fevereiro de 2008
53,21€
Esgotado ou não disponível.

Adquirir conhecimentos sobre Java e a orientação a objetos é necessário a qualquer profissional da área de computação.
Este livro é uma atualização do Java 2 - Ensino Didático - 6ª edição e fornece embasamento para a elaboração e o desenvolvimento de aplicações em Java 6, apresenta os aspectos fundamentais da orientação a objetos, criação da interface do usuário, aplicações com arquitetura cliente/servidor hospedadas no Tomcat e acesso a banco de dados com JDBC.
Aborda a estrutura básica da linguagem e seus pacotes fundamentais, como awt, swing, Applet, Servlet e a linguagem SQL. Traz também exemplos e exercícios para fixação do aprendizado.

Índice

Capítulo 1 - Java 6 - Linguagem e Plataforma
1.1. Breve Histórico da Linguagem Java
1.2. A Linguagem Java
1.3. As Características da Linguagem Java
1.4. Criação de Programas em Java
1.5. A Plataforma Java
1.6. Ambiente de Desenvolvimento
1.6.1. Instalação do Kit de Desenvolvimento da Sun
1.7. Primeiro Contato com Java
Exercícios para Fixação do Conteúdo

Capítulo 2 - Aspectos Fundamentais sobre Java
2.1. Tipos de Dados
2.2. Definição de Variáveis e Constantes
2.2.1. Declaração de Variáveis
2.2.2. Declaração de Constantes
2.3. Comentários
2.4. Operadores
2.4.1. Operadores Aritméticos
2.4.2. Operadores Relacionais
2.4.3. Operadores Lógicos
2.5. Passagem de Parâmetros
2.6. Conversão de Tipos
2.7. Entrada de Dados pelo Teclado
2.8. Caixa de Diálogo para a Entrada de Dados
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 3 - Comandos Adicionais e Estruturas de Controle em Java
3.1. Comandos Condicionais
3.1.1. Uso da Estrutura if-else
3.1.2. A Estrutura switch-case
3.2. Exceções em Java
3.2.1. Uso da Estrutura try catch
3.2.2. Uso do Bloco finally
3.2.3. Uso da Cláusula throws
3.2.4. Uso da Instrução throw
3.2.5. Uso do getMessage e printStackTrace
3.3. Laços de Repetição
3.3.1. Uso do Laço for
3.3.2. Uso do Laço while
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 4 - Funções Matemáticas e de String
4.1. Funções Matemáticas
4.1.1. Método ceil
4.1.2. Método floor
4.1.3. Método max
4.1.4. Método min
4.1.5. Método sqrt
4.1.6. Método pow
4.1.7. Método random
4.1.8. Formatação com a Classe DecimalFormat
4.1.9. Internacionalização com a Classe Locale
4.2. Funções com Strings
4.2.1. Método length
4.2.2. Método charAt
4.2.3. Métodos toUpperCase e toLowerCase
4.2.4. Método substring
4.2.5. Método trim
4.2.6. Método replace
4.2.7. Método valueOf
4.2.8. Método indexOf
4.3. Criação de Banners
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 5 - Criação de Métodos em Java
5.1. Métodos sem Retorno
5.2. Métodos com Retorno de Valores
5.3. Recursividade
5.4. Sobrecarga
5.5. Acesso a Métodos de Outras Classes
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 6 - Manipulação de Data e Hora
6.1. Uso da Classe Date
6.2. Uso da Classe DateFormat
6.3. Uso da Classe SimpleDateFormat
6.4. Uso da Classe Calendar
6.5. Cálculos com Data
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 7 - Definições sobre a Orientação a Objetos
7.1. Introdução
7.2. Objetos
7.3. Classes
7.3.1. Criação de uma Classe
7.3.2. Utilização de Objetos
7.3.3. Compartilhamento de Variáveis entre os Objetos
7.3.4. Declaração de Métodos de uma Classe
7.3.5. Encapsulamento
7.3.6. Uso da Palavra Reservada this
7.3.7. Construtores
7.3.8. Destrutores
7.4. Definição de Pacotes
7.4.1. Criação de Pacotes
7.4.2. Uso da Diretiva import
7.5. Herança
7.6. Polimorfismo
7.7. Gravação e Leitura de Objetos
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 8 - Utilização de Arrays
8.1. Definição
8.2. Arrays Unidimensionais
8.3. Arrays Bidimensionais
8.4. Passagem de Arrays em Métodos
8.5. Arrays de Objetos
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capitulo 9 - Classes do Pacote Swing
9.1. Criação de Frames
9.2. Inclusão de Textos e Imagens na Janela
9.3. Inclusão de Botões nas Janelas
9.4. Inclusão de Caixas de Texto
9.5. Inclusão de Caixas de Senha
9.6. Formatação de Caixas de Texto
9.7. Inclusão de Listas de Seleção
9.8. Inclusão de Caixas de Seleção
9.9. Inclusão de Caixas de Opção
9.10. Inclusão de Painéis e Botões de Rádio
9.11. Inclusão de Caixas de Mensagem
9.11.1. MessageDialog
9.11.2. ConfirmDialog
9.11.3. InputDialog
9.11.4. OptionDialog
9.12. Inclusão de Barras de Rolagem
9.13. Inclusão de Áreas de Texto
9.14. Inclusão de Menus
9.14.1. Barras de Menus
9.14.2. Menus Popup
9.15. Gerenciadores de Layout
9.15.1. FlowLayout
9.15.2. GridLayout
9.15.3. BorderLayout
9.15.4. CardLayout
9.15.5. Layout Nulo
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 10 - Controle de Eventos
10.1. Definição
10.2. Classes Receptoras de Evento
10.3. Métodos para Manipulação de Eventos
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 11 - Manipulação de Arquivos
11.1. Definição
11.2. Leitura e Gravação de um Arquivo Texto
11.3. Leitura e Gravação de Outros Formatos de Arquivo
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 12 - Criação de Applets Java
12.1. Definição
12.2. Como Executar uma Applet
12.3. Diferenças Básicas entre Applets e Aplicações
12.4. Visualização da Applet no Browser
12.5. Redirecionamento de Páginas
12.6. Passagem de Parâmetros
12.7. Restrições das Applets
12.7.1. Criação do Policy File
12.8. Considerações Finais sobre as Applets
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 13 - Manipulação de Banco de Dados com Java
13.1. Definição
13.2. A Criação do Banco de Dados
13.3. A Definição do Driver para Conexão
13.4. A Criação da Aplicação em Java
13.4.1. A Conexão com o Banco de Dados
13.4.2. A Consulta ao Banco de Dados por meio do SQL
13.4.3. Criação de uma Classe Genérica para Conexão ao Banco
13.4.4. Outros Exemplos de Comandos em SQL
13.5. Detalhes sobre createStatement e ResultSet
13.5.1. Movimentação em Registros
13.5.2. Recuperação de Conteúdo
13.5.3. Criação de uma Aplicação para Navegação em Registros
13.6. Apresentação da Tabela de Filmes com a Classe JTable
13.7. Criação de uma Aplicação de Cadastro
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 14 - Criação de Servlets
14.1. Definição
14.2. A Instalação do Apache Tomcat
14.3. A Instalação do Servidor Java JSWDK 1.0
14.4. A Criação da Aplicação Cliente
14.5. A Criação da Aplicação Servidora
14.6. A Criação de uma Applet Cliente
14.7. Cadastramento a Distância
14.8. Consulta a Distância
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 15 - A Plataforma Java EE
15.1. A Evolução das Tecnologias Java
15.2. Importância da Java EE
15.3. A Estrutura Gerada pela Java EE
15.4. As Tecnologias Envolvidas na Plataforma Java EE
15.4.1. Componentes
15.4.2. Contêineres
15.4.3. Tecnologias e APIs
15.5. Envolvidos com a Java EE
15.6. Considerações Finais

Referências Bibliográficas

Índice Remissivo

Java 6 - Ensino Didático
Desenvolvendo e Implementando Aplicações
ISBN: 9788536501925 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Érica Idioma: Português do Brasil, Português Dimensões: 180 x 250 x 20 mm Páginas: 352 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Informática  >  Programação

Sugestões

UML, Metodologias e Ferramentas CASE
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
22,20€
Edições Centro Atlântico
Desenvolvimento Orientado por Objectos
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
17,21€
Edições Centro Atlântico
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.