Sobre o livro
Abordagem inovadora e bastante didática é a característica desta publicação, que apresenta exemplos completos no estudo dos recursos disponíveis nessa linguagem, como herança, polimorfismo, tratamento de exceções, utilização de classes, criação de interfaces gráficas e um comparativo entre Java e C++.
Os exemplos integram conceitos das disciplinas de Matemática, Física e Química, estudados nos ensinos fundamental e médio, ao aprendizado da linguagem.
É indicada a estudantes, docentes, iniciantes e àqueles que já possuem alguma experiência em programação com outras linguagens.
Parte 1 - Introdução
Capítulo 1 - Fundamentos da Linguagem Java
1.1 Nasce um sucesso
1.2 Java - O que é e como funciona
1.3 Características da JRE - Java Runtime Environment
1.4 Tipos de aplicativos
1.5 Como obter o pacote da linguagem Java
Exercícios
Capítulo 2 - Os Ambientes de Desenvolvimento
2.1 Sun Java Studio Creator e Java Studio Enterprise
2.2 NetBeans e Eclipse
2.3 JBuilder
Capítulo 3 - Variáveis Operadores
3.1 Variáveis
3.2 Operadores
3.3 Como escrever, compilar e executar
Exercícios
Capítulo 4 - Estruturas de Controle
4.1 O comando if
4.2 O comando switch
4.3 A estrutura de repetição for
4.4 O loop while
4.5 O loop do/while
4.6 Os comandos break e continue
Exercícios
Capítulo 5 - Classes em Java
5.1 Programação orientada por objeto
5.2 Análise de um programa em Java
5.3 Definição e uso de uma classe
5.4 Adição de métodos à classe
Exercícios
Capítulo 6 - Construtores e Herança
6.1 Adição de construtores
6.2 Herança de classes
Exercícios
Capítulo 7 - Sobrescrita e Sobrecarga de Métodos
7.1 Conceito de polimorfismo
7.2 Sobrescrita de métodos
7.3 Sobrecarga de métodos
7.4 Classes e métodos finais
Exercícios
Capítulo 8 - Classes Abstratas e Interfaces de Pacotes
8.1 Classes abstratas: criação e uso
8.2 Interfaces
8.3 Organização em pacotes
Exercícios
Capítulo 9 - Tratamento de Exceções
9.1 Conceito de exceções
9.2 Manipulação de exceções
9.3 Personalização de exceções
Exercícios
Parte 2 - Aspectos Avançados
Capítulo 10 - Vetores Matrizes e Função
10.1 Vetores e matrizes
10.2 Funções
Exercícios
Capítulo 11 - Parâmetros e Manipulação de Arquivos
11.1 Passagem de argumentos
11.2 Manipulação de arquivos
Exercícios
Capítulo 12 - Interface Gráfica
12.1 As bibliotecas gráficas Java
12.2 Primeiro exemplo
12.3 Mudança de visual
12.4 Utilização de gerenciadores de layout
12.5 Como usar vários layouts
12.6 Adição de menus
Exercícios
Capítulo 13 - Manipulação de Eventos
13.1 Como tratar eventos da aplicação
13.2 Campos de digitação e botões de opção
13.3 Uso de vários campos de digitação
13.4 Seleção de item de um componente ComboBox
Exercícios
Capítulo 14 - Programação com Java Studio Creator
14.1 Como criar classes
14.2 Como criar aplicações para web
14.3 Adição de códigos
Capítulo 15 - Manipulação de Eventos
15.1 Apresentação e instalação do JDBC
15.2 Criação do banco de dados
15.3 Como se conectar a um banco de dados
15.4 Uma agenda de endereços
Exercícios
Capítulo 16 - Manipulação de Eventos
16.1 Criação de um projeto no Java Studio Enterprise
16.2 Definição da interface principal
16.3 A janela de adição
16.4 A janela de alteração
16.5 A janela de exclusão
16.6 A janela de visualização geral
16.7 Entendimento das chamadas às janelas
16.8 Compilação e execução do aplicativo
Exercícios
Apêndice A - Respostas dos Exercícios
Índice Remissivo
Referências Bibliográficas