Janelas Verdes
de Murilo Mendes
Grátis
Sobre o livro
Primeira publicação integral em português de "Janelas Verdes", obra em que o poeta brasileiro Murilo Mendes (1901-1975) "viaja" por Portugal e pelos portugueses, concluída em 1970 e inicialmente (e parcialmente) publicada pela Galeria 111, com uma tiragem muito reduzida e desenhos de Vieira da Silva.
Esta nova, e definitiva, edição de "Janelas Verdes" (com prefácio de Luciana Stegano Pichio e posfácio de Eucanaã Ferraz) divide-se em duas partes: na primeira, Murilo traça retratos das cidades e lugares de Portugal; na segunda, de portugueses, como Camilo, ou Florbela Espanca.. Há ainda seis Murilogramas e fac-símiles de páginas manuscritas.
"Não é só o país quotidiano que Murilo retrata, mas o Portugal erudito e cosmopolita na caneta de um escritor de tendência sensorial e metafísica. [...] É nesse espaço poético do prosopoema que Murilo se move em ‘Janelas Verdes’, também literatura de viagens, sua vocação para o real aliando-se a um fazer e a um dizer entre a presença do ser e a sua ausência, entre o sensível-inteligível e a função simbólica, entre a musicalidade, o ritmo e os elementos morfológicos, visuais."
Ana Marques Gastão, Diário de Notícias, 6/7/03