Intruso
de Iain Reid
Sobre o livro
Não recebemos visitas.
Nunca.
Não aqui.
Junior e Henrietta são casados e levam uma vida simples e tranquila na sua quinta, afastados do bulício citadino. Um dia, um estranho vindo da cidade chega com notícias surpreendentes: Junior foi selecionado aleatoriamente para fazer uma viagem para muito, muito longe. Ao que parece, ele é um dos candidatos para um projeto de colonização espacial. O mais bizarro é que foi tudo orquestrado para que Henrietta não ficasse sozinha durante a ausência de Junior. Nunca, nem por um segundo. Para todos os efeitos, Henrietta terá sempre uma companhia familiar. Demasiado… familiar.
Mas a ideia não agrada a Junior, cuja desconfiança aumenta de dia para dia. Afinal, que alternativas lhe restam num futuro que foi decidido por si? Em quem poderá ele confiar? Astucioso e pleno de incerteza, Intruso é um thriller psicológico e intenso que analisa a natureza das relações amorosas, a autodeterminação e o significado de se ser (ou não) uma pessoa.
Kirkus Reviews
«Reid volta a provar que é um mestre em termos de ambiente e suspense. Ninguém vai conseguir parar de ler este livro.»
Publishers Weekly
Um livro interessante, que parece um policial mas é de ficção científica. Junior recebe uma missão para ir para um estação espacial durante bastante tempo. Ele vive numa quinta, bastante isolada, com a sua esposa, Anne. Quando recebe a visita de Terrence a informar que irá partir dentro de uns anos, começam a desenrolar-se as preparações, umas iniciais e outras dois anos depois. Anne anda com um comportamento estranho e fala pouco e Junior fica a saber que vai ser substituído por alguém que irá fazer companhia à sua esposa enquanto está fora. Mas há qualquer coisa que não está a bater certo. Os comportamentos de Terrence, a distância de Anne. A ficção científica deste livro quase não se sente, mas está lá. Sentimos a tensão a crescer à medida que a história se desenvolve e no final, eu pelo menos, fiquei desconfiada do desfecho (quem já leu perceberá porquê). Gostei desta história tão diferente do que estou acostumada a ler.