Bertrand.pt - Inovação Lexical em Português

Inovação Lexical em Português

de Margarita Correia e Lúcia Lemos 

Editor: Edições Colibri
Edição ou reimpressão: abril de 2005
Portes
Grátis
20%
6,30€
5,04€
Em stock - Envio 24H
portes grátis

Em Inovação Lexical em Português, são apresentados os principais mecanismos disponíveis em português europeu para a renovação do léxico desta língua. Após delimitar os conceitos de léxico e de vocabulário, aborda-se a questão da mudança lexical, caracterizada pela ocorrência de arcaísmos, mas, sobretudo, pela criação de unidades neológicas. Na obra, é definido o conceito de neologismo e são fornecidas directrizes metodológicas para o trabalho com neologia. Em seguida, apresenta-se uma panorâmica global dos mecanismos disponíveis para a construção de neologismos formais, semânticos e pragmáticos: construção de palavras ex nihilo, construção de palavras dentro do sistema do português (derivados, compostos, amálgamas, truncações, siglas e acrónimos, lexicalização de formas flexionadas e de unidades discursivas, recurso a metáforas e metonímias), importação de palavras. A obra integra um conjunto de propostas de actividades sobre processos de inovação lexical para os vários ciclos de ensino do português, construídos numa perspectiva de oficina gramatical. Por fim, é apresentado um pequeno glossário dos termos representativos deste domínio.

Inovação Lexical em Português
de Margarita Correia e Lúcia Lemos 
ISBN: 9789727725328 Ano de edição ou reimpressão: 04-2005 Editor: Edições Colibri Idioma: Português Dimensões: 147 x 208 x 5 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 96 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Literatura  >  Linguística e Filologia

Sugestões

Gramática para todos
10%
portes grátis
11,00€ 9,90€
Editora Guerra & Paz
Bom Português
20%
portes grátis
11,10€ 8,88€
Porto Editora
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.