Informações Paroquiais e História Local
A Diocese de Coimbra (Século XVIII)
de Mário Rui Simões Rodrigues e Margarida Sobral Neto
Grátis
Sobre o livro
Nos anos setenta da anterior centúria, esteve em agenda política a questão administrativa da "regionalização" em cotejo com um possível "regionalismo". Então, o Centro de História da Sociedade e da Cultura, como unidade de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), sediada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, concebeu e começou a concretizar um projecto científico para detectar, à escala da "Região Centro", identidades locais (umas mais de pendor histórico ou passadista, outras mais presentistas ou actuais, outras ainda mais projectivas ou futuristas), que ajudassem a perceber que o "regionalismo" não era detectável nem no Portugal Continental, nem no Insular. Em última instância, estes estudos de História Local, típica ou atipicamente, concorreriam para suportar, criteriosamente e com suficiente sustentabilidade, projectos de crescimento e desenvolvimento na referida unidade administrativa.
O projecto História da Região Centro de Portugal tem-se vindo, pois, a materializar em três domínios ou vertentes, a saber: num levantamento (divulgado e disponível) de Fontes e Estudos (de preferência associados); na realização e correspondente publicação de "Estudos parcelares" (ou monográficos); na elaboração de Sínteses (apoiadas nos estudos anteriores) que concorrem para a definição de identidades colectivas.
Este projecto foi temporalmente amplo e objectivamente complexo, pelo que convém conhecê-lo melhor. É, em grande parte, o sentido do estudo que, ora, Margarida Sobral Neto e Mário Rui Simões Rodrigues publicam, com o expresso agrado do Centro de História da Sociedade e da Cultura.