Império, Mito e Miopia

Moçambique como invenção literária

de Francisco Noa 

Bertrand.pt - Império, Mito e Miopia
Editor: Editorial Caminho
Edição: abril de 2003
24,38€
19,50€
Esgotado ou não disponível

A literatura colonial, para muitos uma "pseudo-literatura" ou uma literatura "imoral", possui uma clara importância estético-literária e cultural, uma vez que é tributária de toda uma tradição que, de um modo mais ou menos marcado, tem regido as principais redes das relações de identidade e de alteridade ao longo da história da humanidade — os helénicos e os "bárbaros", os cristãos e os "pagãos", os muçulmanos e os "infiéis", os civilizados e os "primitivos" ou "selvagens", os desenvolvidos e os "subdesenvolvidos".
Império, Mito e Miopia — Moçambique como invenção literária permite não necessariamente reabilitar ou legitimar a literatura colonial — não é esse o objectivo —, mas tão-somente compreender, problematizando, a especificidade de um modo de (re)inventar mundos, segundo uma lógica alicerçada numa pretensa supremacia cultural, ética e civilizacional. O imaginário dominantemente representado pela literatura colonial ainda subsiste e leva-nos a falar numa colonialidade intemporal e proteica, em exercícios permanentes de travestimento representacional seja ele literário ou extraliterário. O presente que hoje vivemos, nesta globalidade difusa, desequilibrada e inquietante, não faz mais do que confirmá-lo.

Críticas de imprensa
"Obra fundamental para os moçambicanos conhecerem melhor uma zona de sombra (mas não apenas sombria) da sua história (não só literária). Noa enfrenta aqui essa tão fatal e frequente 'demissão da história' com a coragem dos estudiosos com futuro."
in, Expresso, 20 de Setembro de 2003

Império, Mito e Miopia
Moçambique como invenção literária
ISBN:
9789722115193
Ano de edição:
04-2003
Editor:
Editorial Caminho
Idioma:
Português
Dimensões:
144 x 208 x 35 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
424
Tipo de Produto:
Livro
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.