Bertrand.pt - Hegemonia ou Sobrevivência

Hegemonia ou Sobrevivência

O sonho americano de domínio global

de Noam Chomsky  

Editor: INQUERITO
Edição ou reimpressão: outubro de 2007
22,11€
Esgotado ou não disponível

Neste seu novo livro, Noam Chomsky, linguista, filósofo e comentador político, apresenta as suas preocupações com o futuro que os lideres dos Estados Unidos estão a traçar para nós. A sua política internacional, apoiada na globalização, é marcadamente imperialista, tendo com objectivo a hegemonia americana. A consciência crescente desta orientação tem vindo a ser demonstrada através da escalada da violência, do terrorismo, da instabilidade no Médio Oriente, etc.

Chegou o momento em que os EUA e a administração Bush se vêem obrigados a escolher entre as prerrogativas do poder e um mundo habitável, entre a guerra e a paz, promovendo a convivência pacífica entre os povos ou mantendo activos os programas de militarização do espaço e de desenvolvimento de armas de destruição maciça (ADM) e armamento químico e biológico.

Com a capacidade crítica a que nos habituou, Chomsky disseca, no seu mais recente livro editado em Portugal, a incessante luta americana pela supremacia global e apresenta as mais diversas manifestações desta política - o unilateralismo americano e o desmantelamento de antigas alianças; o apoio a Israel no conflito israel-palestiniano e a invasão do Iraque; Timor e Kosovo; a Al Qaeda de bin Laden, etc. - que ameaçam a nossa sobrevivência.

Vendo para lá dos truísmos e das falsas moralidades; analisando a teoria da Guerra Justa e o desrespeito pelas organizações internacionais, nomeadamente pela ONU; expondo sucessivos encobrimentos e a importância dos média na propaganda norte-americana; Noam Chomsky responde à questão colocada pelo Presidente Bush no rescaldo do 11 de Setembro: porque é que o mundo odeia os Estados Unidos.

Lúcido, rigoroso e exaustivamente documentado, Hegemonia ou Sobrevivência é o trabalho mais urgente e arrebatador de Chomsky nos últimos anos. Indispensável a todos os que se propõe compreender o mundo em que vivemos e a forma como os nossos dirigentes o entendem.

Sobre esta obra, de que Hugo Chávez citou alguns trechos na Assembleia Geral das Nações Unidas, Arundhati Roy afirmou: «Se, por motivos de acaso, circunstância, (ou preguiça), tiver de escolher apenas um livro sobre o Imperialismo Americano, escolha este. É o todo. É Chomsky no seu melhor. Hegemonia ou Sobrevivência é de leitura obrigatória».

Hegemonia ou Sobrevivência
O sonho americano de domínio global
ISBN: 9789726704348 Ano de edição ou reimpressão: 10-2007 Editor: INQUERITO Idioma: Português Dimensões: 139 x 206 x 21 mm Páginas: 292 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Política  >  Política Internacional

Quem comprou também comprou

Porque Falham as Nações
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
24,40€
Temas e Debates
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.