Guia de Negócios em Espanha
de António Vilar
Grátis
Sobre o livro
O mercado espanhol é uma extensão natural, óbvia, do mercado português, sendo, hoje, inequívoco que muitos negócios já trilham caminhos ibéricos, na senda, aliás, da internacionalização e da globalização que marcam o nosso tempo.
Os empresários portugueses têm de olhar com muita atenção este mercado cada vez mais integrado, que também poderá alavancá-los para outros espaços, designadamente atlânticos, de língua portuguesa e espanhola, no que se poderá apelidar de um triângulo virtuoso, constituído pelo Mercado Ibérico, África e América Latina. E tendo, também, presente que uma primeira experiência fora de portas será sempre mais fácil se ocorrer no espaço mais próximo, no caso, em Espanha.
Há grandes investimentos em curso, ou em perspectiva, tanto em Portugal como em Espanha, em áreas do maior relevo para os empresários portugueses, em associação ou parceria com espanhóis ou, mesmo, isoladamente. Aqui relevam as áreas das infra-estruturas, dos transportes e da energia, mas inúmeras outras não serão de desprezar.
O propósito deste Guia é, então, contribuir para que os empresários portugueses ganhem, através da informação ora disponibilizada, capacidade para analisar, no plano jurídico, o mercado espanhol, assim se posicionando melhor para nele competir e vencer. Porque o mercado espanhol não é uma ameaça, mas um desafio, sendo, ainda, uma plataforma de negócios atlântica da maior relevância.
Introdução
I-Apresentação do país
II-Economia
III-Como se estabelecer em espanha
IV-Sistema fiscal
V-Sistema financeiro
VI-Aspectos laborais
VII-Sector imobiliário
VIII-Incentivos
IX-Contactos úteis