Francisco Suárez - Sobre os Atos que se Chamam Paixões
de Ángel Poncela e Paula Oliveira e Silva
Grátis
Sobre o livro
Francisco Suárez (1548-1617), padre jesuíta, foi um proeminente filósofo e teólogo da escolástica peninsular. Exerceu atividade como professor de filosofia (Segóvia e Valladolid) e de teologia (Roma, Madrid-Alcalá e Coimbra). Do seu legado preserva-se uma vastíssima produção, influente sobretudo nos domínios da metafísica, da filosofia jurídico-política e da teologia.
A disputação intitulada Sobre os atos que se chamam paixões publica-se aqui em primeira tradução em línguas modernas, a par do texto latino original. Nela, Suárez comenta os principais textos da tradição filosófica antiga e medieval, a oriente e a ocidente, sobre as paixões da alma (ou emoções) e sobre a sua influência na constituição dos atos humanos.
Na explicação do agir moral, Suárez valoriza a estrutura psicofisiológica da natureza humana, recorrendo frequentemente aos textos e conhecimentos da ciência médica do seu tempo. A obra revela aspetos importantes das posições de Suárez e dos debates da época sobre a natureza e origem das paixões da alma e a sua relação com as faculdades superiores do homem.