Fica Comigo
de Ayòbámi Adébáyò
Sobre o livro
Yejide e Akin estão casados desde os tempos de faculdade,
onde se conheceram e apaixonaram. Agora, decorridos
vários anos, Yejide espera por um milagre: uma criança. É o
que o seu marido quer, e o que a sociedade espera dela —
e, entre consultas de fertilidade, curandeiros e tisanas,
Yejide tem feito tudo o que pode para consegui-lo. A família
de Akin, no entanto, começa a dar sinais de impaciência, e
quando sugerem ao jovem casal acolher em casa uma
segunda esposa, mais jovem, os dois percebem que terão
de encontrar uma solução rapidamente.
Percorrendo os anos turbulentos da Nigéria da década de
1980 até aos nossos dias, Fica Comigo é uma história sobre
a fragilidade do amor conjugal e do colapso da família sob o
peso exasperante da maternidade, bem como da
contradição de valores que coexistem no interior de uma
mesma sociedade.
Margaret Atwood
Comentários
-
Demasiado...intenso
Que alguém de tão pouca idade tenha escrito um livro assim é assinalável. No entanto, o livro peca por ser demasiado...intenso. Nenhum leitor quer ler um livro entediante, mas, com tantos acontecimentos fraturantes, geralmente no final de cada capítulo, ficamos com a sensação de estar a assistir a uma novela. Penso que a autora aprimorará, com o tempo, a sua escrita. Está no bom caminho.
A história tem lugar na Nigéria, lugar onde as tradições e costumes influenciam fortemente as personagens nela descritas. Quando uma mulher não consegue dar o filho que a família espera dela, a pressão aumenta e o marido é levado a procurar uma segunda esposa. Esta é uma das realidades aqui retratadas que, aos olhos de um ocidental europeu, aparece de uma forma estranha. O livro aborda não só a relação entre estas duas pessoas e a forma como é profundamente condicionada pelo contexto social e pelas tradições enraizadas na Nigéria, como também a situação política do país nas décadas de 1980-90. Um drama familiar, social, político e humano que nos faz equacionar e repensar o quanto o contexto em que vivemos nos condiciona e molda. Uma leitura enriquecedora.
"Fica Comigo" retrata a história de um casal que optou pela monogamia, o que era invulgar na Nigéria dos anos 80. Ambos sonham com uma vida feliz, no entanto, a falta de filhos envergonha a família e assombra o casamento. Yejide e Akin vão ver-se envolvidos em segredos e teias de mentiras, que acreditam ser necessários para alcançar a felicidade que tanto anseiam. Um livro que surpreende o leitor desde o primeiro parágrafo.