Bertrand.pt - Experiências de Consumo

Experiências de Consumo

Estudos de Caso no Interior da Classe Média

de Alice Duarte 

Editor: U.Porto Editorial
Edição ou reimpressão: setembro de 2009
24H
Portes
Grátis
20%
15,00€
12,00€
Em stock - Envio em 24H
portes grátis

A U. Porto editorial acaba de editar o livro "Experiências de Consumo - Estudos de caso no interior da Classe Média", da autoria de Alice Duarte. A obra pretende contribuir para uma compreensão abrangente dos fundamentos familiares e pessoais da procura do consumo, elucidando sobre a sua utilização enquanto meio de expressão e comunicação dos indivíduos. O processo de consumo é analisado enquanto prática cultural capaz de converter as mercadorias produzidas em massa em bens singulares detentores de propriedades significativas particulares.

A investigação concretizou-se sobre um universo de estudo composto por 24 famílias, pertencentes à classe média e residentes na cidade do Porto e áreas adjacentes num raio de 50 quilómetros, recrutadas a partir de uma abordagem acidental aos visitantes de um dos principais centros comerciais do Grande Porto. Através da realização de entrevistas em profundidade complementadas com práticas etnográficas, a autora procurou compreender as apropriações de significado efectivadas pelos sujeitos de investigação. Os dois primeiros capítulos fornecem o enquadramento conceptual e metodológico da pesquisa realizada e fazem a apresentação dos 24 agregados familiares que constituem o universo empírico. É no terceiro capítulo que aparecem ilustradas as efectivas ligações entre as pessoas da pesquisa e os seus itens de consumo, relacionando-se as práticas de consumo que os consumidores-informantes levam a cabo com as construções de sentido que elaboram sobre si e sobre o mundo cultural, moral e afectivo em que se movem. «A adesão aos saldos e à contrafacção» como «meios de expressão de uma identidade radical de esquerda e da possibilidade de "dar algumas bicadas no sistema"», a preferência pelo consumo de artigos que traduzam um aspecto geral despojado ou certas escolhas ao nível de consumo do lazer e cultura «como afirmação de uma orientação político-ideológica de esquerda» são algumas das associações percebidas.

A autora conclui pelo «carácter privado e ou doméstico das apropriações criativas levadas a cabo pelos informantes e agregados considerados» e pela «imensa pluralidade de subjectividades presentes e actuantes em tal processo…», e não de um processo de compra de uma identidade "pronta a usar".

Alice Duarte (Porto, 1961) é licenciada, mestre e doutorada em Antropologia Social e Cultural, respectivamente pela Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Minho e Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). É docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde 1990, onde lecciona nas áreas da Museologia, da Etnografia e Metodologias de Investigação e das Sociedades Contemporâneas e Globalização.

Experiências de Consumo
Estudos de Caso no Interior da Classe Média
ISBN: 9789898265005 Ano de edição ou reimpressão: Editor: U.Porto Editorial Idioma: Português Dimensões: 159 x 230 x 18 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 226 Tipo de Produto: Livro Coleção: Série para Saber Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Ciências Sociais e Humanas  >  Antropologia

Sugestões

Antropologia das Religiões
20%
portes grátis
15,00€ 12,00€
Edições 70
Raça e História
20%
portes grátis
8,90€ 7,12€
Editorial Presença
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.