Espontaneidade da Razão

de M. S. Lourenço 

Bertrand.pt - Espontaneidade da Razão
Editor: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
Edição: abril de 1987
10,57€
Esgotado ou não disponível

É conhecida a circunstância de Ludwing Wittgenstein ser o criador de dois sistemas filosóficos diferentes, o primeiro expresso no essencial na sua obra Tractatus Logico-Philosophicus e o segundo em obras diversas como Philosophische Unter suchungen, Bemerkungen uber die Grundlagen der Mathematik e o volume recentemente aparecido sob o título de Zettel. Torna-se assim necessário averiguar se o que se designa pela expressão "o segundo sistema filosófico criado por Wittgenstein" está unitariamente expresso nestas obras. É evidência contra esta suposição o facto de a recepção deste sistema estar dividida, essencialmente entre aqueles intérpretes que concebem o segundo sistema como uma variante do Empirismo e os que encontram nele uma redescoberta da noção Kantiana da espontaneidade dos conceitos.
Em Espontaneidade da Razão oferece-se ao público de língua portuguesa uma visão sinóptica das obras acima mencionadas. Ao fim de tornar mais acessível a percepção simultânea de todo o conjunto de problemas que Wittgenstein se propõe resolver, torna-se necessário criar a ficção da existência de um único argumento cuja conclusão é a refutação do Empirismo. Esse argumento é por sua vez decomposto em três partes, a primeira das quais serve de suporte à segunda e esta à conclusão. Assim, na primeira parte expõem-se os argumentos que são necessários à refutação da Semântica Empirista. Com base nestes argumentos pode proceder-se à refutação da Filosofia empirista da Consciência. A refutação da teoria empirista da inferência segue-se naturalmente da conjunção dos dois resultados.

Espontaneidade da Razão
ISBN:
9789722701082
Ano de edição:
04-1987
Editor:
INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
Idioma:
Português
Dimensões:
150 x 230 x 20 mm
Páginas:
160
Tipo de Produto:
Livro
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.