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Sobre o livro
Este livro baseia-se na tese de doutoramento em Ciências da Educação do Professor David Tavares, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde. Centrada no grupo profissional dos técnicos de cardiopneumologia, a investigação analisa o modo como a instituição escolar influencia os processos de construção identitária. A sua importância decorre, desde logo, da sua originalidade. Se em relação à Medicina e à Enfermagem dispúnhamos já de considerável massa crítica de investigação, o mesmo não acontecia no campo emergente das tecnologias da saúde. Estamos, pois, perante um trabalho pioneiro, que ajuda a perceber os laços que se estabelecem entre a aprendizagem, o exercício da profissão e a construção de identidades profissionais. Os resultados melhoram o conhecimento dos processos de transformação e reconstrução identitária dos técnicos de cardiopneumologia; contribuem para complexificar a problemática das identidades profissionais; e comprovam a importância das ciências sociais para elucidar e fornecer contributos formativos, A sólida fundamentação teórica do autor e o rigor metodológico da investigação fazem desta obra «um trabalho de referência para todos os que se interessam pelas dinâmicas profissionais do campo da saúde», como diz o Professor Rui Canário.