Sobre o livro
Esta obra emerge de um domínio de interesses da autora pela importância que a Escola e os docentes assumem na educação de valores e atitudes dos jovens.
Destina-se essencialmente a gestores e a professores do ensino secundário, embora interesse também a docentes de qualquer outro nível de ensino, bem como a pais, educadores e jovens.
Nesta obra procede-se a uma revisão bibliográfica que proporciona aos leitores um conjunto teórico de conhecimentos sobre como fazer a educação de valores; por outro lado, dá-se conta da análise do trabalho experimental realizado, na disciplina de Biologia, o que permite verificar que nem sempre os textos legais produzidos são suficientes para proporcionar aos jovens o seu máximo desenvolvimento socioafectivo. O leitor poderá verificar que as modificações ocorridas nos jovens durante a adolescência lhes proporcionam a reorganização dos seus valores, pelo que a Escola, local onde passam a maior parte do seu tempo, deverá organizar-se de modo a permitir a educação de valores, através do seu próprio funcionamento, das atitudes do corpo docente e dos conteúdos a ministrar.