O reconhecimento generalizado da importância da Didática das Línguas (e das Culturas) decorre, entre outros fatores, do facto de vivermos num mundo que não se contenta mais com o monolinguismo e o monoculturalismo, mas que defende, de modo intransigente, a necessidade de formarmos cidadãos plurilingues e pluriculturais.
Destinada a todos os que se interessam pela Escola e pela Sociedade de hoje, esta obra reúne um conjunto de textos da autoria de reconhecidos especialistas na área que constituem uma reflexão bem fundamentada sobre o que é ensinar e aprender, hoje, uma Língua (e uma Cultura) Estrangeira.
Rosa BIZARRO é doutorada em Didática das Línguas Vivas Estrangeiras, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde é professora auxiliar/investigadora, e membro investigador do Centro de Investigação em Educação, sedeado na Universidade do Minho.
Desde janeiro de 2008, é diretora de dois Mestrados em Ensino de Línguas Estrangeiras da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Autora de diversas publicações, as suas áreas de investigação privilegiadas são a Didática das Línguas, a Formação de Professores, a Tradução e as Questões Interculturais e a Educação.
Quer como docente quer como investigadora e formadora de professores e de formadores de professores de Línguas, tem colaborado com diversas universidades quer nacionais quer estrangeiras.
É, desde 2006, Chevalier de l'Ordre des Palmes Académiques, insígnias outorgadas pelo Governo Francês.