Bertrand.pt - Enlaces Culturais Brasil-Portugal

Enlaces Culturais Brasil-Portugal

de Urbano Sidoncha e Antonio Albino Canelas Rubim 

Editor: Documenta
Edição: julho de 2021
Portes
Grátis
10%
22,00€
Poupe 2,20€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Em stock
portes grátis

Autores:
Adriano de Oliveira Sampaio, Antonio Albino Canelas Rubim, Fernanda Coelho, Giuliana Kauark, Ígor Lopes, João Morgado, José Eduardo Franco, José Roberto Severino, Laura Bezerra, Luiz Eduardo Oliveira, Mariana Pinto Miranda, Miguel Real, Onésimo Teotónio Almeida, Paulo André Lima, Paulo Serra, Rita de Cássia Aragão Matos, Urbano Sidoncha.

Edição, coordenação e organização de Urbano Sidoncha e Antonio Albino Canelas Rubim.

Enlaces Culturais Brasil-Portugal é um livro tecido nas trocas e intercâmbios de conhecimento e experiência de autores portugueses e brasileiros, cada qual olhando simultaneamente para a sua realidade e para a realidade do outro.

Críticas
«Enlaces Culturais Brasil-Portugal é um projeto editorial que nasce de uma constatação que os seus organizadores foram consolidando ao longo dos anos em contextos muito diversos: existe efetivamente um desconhecimento recíproco de portugueses e brasileiros da realidade cultural dos seus países. É uma constatação que enfrenta consideráveis dificuldades para se afirmar, desde logo a prosaica ideia que há muito se instalou de que Portugal e Brasil são países irmãos, uma máxima que de tantas vezes repetida cristalizou a convicção de um conhecimento recíproco que a realidade não sanciona. Será necessário, portanto, desconstruir essa crença, apreciá-la nas suas pretensões e exigir prova efetiva da sua validade. Desconstruí-la não significa, todavia, que ela não tenha razão de ser, que ela não se faça sentir em determinados segmentos da nossa vida em comum ou até que ela não possa apresentar argumentos válidos em sua defesa. Desconstruir significa tão-só abandonar o ponto de vista utilitário que dá uma realidade como absolutamente adquirida sem antes interpelá-la ao nível das suas formas de doação de sentido. Se o fizermos, estaremos mais próximos de produzir um conhecimento comum de nossas realidades que consiga romper de entrada o limite do simples chavão, das proclamações estrepitosas, mas absolutamente desprovidas de significado e alcance.
A ideia que dá origem a este volume nasce, como foi dito, desse diagnóstico de que há diálogos por fazer entre as realidades culturais do Brasil e de Portugal. Mas a origem da própria ideia não é coeva da coletânea que aqui se inicia. A sua origem, pelo menos na sua expressão mais sistemática e duradoura, está intimamente associada ao surgimento do movimento dos Congressos Internacionais sobre Cultura, nascido em 2015 de uma parceria científica e académica entre a Universidade da Beira Interior (Portugal) e a Universidade Federal da Bahia (Brasil), a que se associariam mais tarde a Universidade do Minho e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.» Urbano Sidoncha e António Albino Canelas Rubim

Enlaces Culturais Brasil-Portugal
de Urbano Sidoncha e Antonio Albino Canelas Rubim 
ISBN: 9789899006751 Ano de edição: 07-2021 Editor: Documenta Idioma: Português Dimensões: 144 x 203 x 24 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 352 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Ciências Sociais e Humanas  >  Outros
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.