Educação Sociedade & Culturas 59
Tecnologias digitais e educação escolar em contexto de pandemia (Covid-19)
Grátis
Sobre o livro
A pandemia Covid-19, e a consequente exigência de isolamento social, causou efeitos avassaladores em todo o mundo e em todas as áreas da sociedade.
No campo da educação, de acordo com relatórios da UNESCO (2020), mais de 1,5 bilhões de estudantes foram afetados/as pelo encerramento de escolas e universidades. Foi a maior interrupção na história da educação escolar (Engzell et al., 2020) e o recurso às tecnologias digitais tornou-se essencial para enfrentar as emergências da pandemia.
Contudo, este número também contribui para, em coletivo, podermos fazer o que Cynthia Selin (2008) considera ser a produção de conhecimento antecipatório, prestando atenção ao modo como socialmente lidamos com acontecimentos disruptivos e de incerteza, mas sobretudo como nos podemos tornar cada vez mais capazes de contruir de forma colaborativa cenários futuros.
Será este, talvez, um dos grandes estímulos deste número, o de como nos responsabilizamos pelo futuro possível para as próximas gerações, influenciando também as próprias respostas sociotécnicas.