Dispersos I (1872 - 1879)
de Sampaio Bruno
Sobre o livro
José Pereira de Sampaio (1857-1915), que cedo adoptaria o pseudónimo Bruno, iniciou a sua colaboração regular na imprensa periódica do Porto em 1872, com apenas 14 anos, tendo publicado o seu primeiro livro, Análise da Crença Cristã, dois anos depois.
A colaboração do precoce publicista era composta por artigos de opinião política, literária e filosófica, intercalada, numa primeira fase, com folhetins de índole romanesca.
Se parte significativa desses textos foi depois aproveitada por Bruno em diversos dos seus livros, os restantes continuaram dispersos por jornais e revistas, hoje de muito difícil acesso.
Reconhecendo a necessidade cultural de reunir, em volume, essa parte da obra brunina, a INCM, que recentemente editou os seus juvenis tentames literários no volume Os Três Frades e Outros Textos de Ficção (2007), inicia, com o presente volume, a publicação dos seus Dispersos, juntando aqui os do período compreendido entre 1872 e 1879, ao mesmo tempo que ultima a edição de uma colectânea da sua Correspondência Epistolar, volumes que virão proporcionar um mais completo conhecimento da vida e da obra do filósofo portuense.