Sobre o livro
Tendes à vossa frente a força capaz de modificar a vida deste planeta. Oxalá consigais visualizar plenamente aquilo que se pretende, pois só assim conseguireis perceber até às últimas consequências o conteúdo deste livro. Em caso contrário não desanimeis e continuai sempre a procurar nas diversas fontes a essência do saber, que é o objetivo real das vidas humanas. A verdade é o centro do conhecimento e o conhecimento é o centro da existência humana. A felicidade humana, individual e coletiva, são o seu objetivo central. A ordem e a liberdade da matriz global são a sua estrutura funcional. A nova Idade de Ouro já chegou. Só precisamos de despir as velhas vestes corroídas do antigo sistema piramidal e entrar na nova fase positiva do Grande Ciclo de 26.000 anos que está a começar agora. Esta é a grande aventura destas gerações.
Importa ainda fazer uma reflexão final sobre o título deste livro "Deus, o Homem e o Mundo", que são os três aspetos fundamentais da filosofia cosmológica, que defende a unidade de todas as coisas, ou seja, a unidade universal. Deus, o Homem e o Mundo são manifestações complementares da mesma realidade una e absoluta, que é a mente cósmica a que chamamos Deus. Esta trindade absoluta é muito comparável à Santíssima Trindade cristã: Pai, Filho e Espírito Santo. O paralelismo é notável e propositado. Nunca se poderia entender a filosofia cosmológica a não ser por essa trindade, que é no fundo uma perfeita unidade.
Da mesma maneira também se poderia estender este paralelismo a uma outra trindade: Religião, Filosofia e Ciência. Estes três ramos do conhecimento são complementares e no fundo devem exprimir todos o mesmo saber absoluto da unidade universal. Quando se esbaterem as fronteiras entre estes três ramos do saber, então o homem terá ocupado o seu devido lugar na absoluta unidade da vida natural e estará eternamente consciente da sua condição humana no manancial cósmica da existência, tendo definitivamente abandonado os caminhos das trevas e passado a caminhar à luz da verdadeira filosofia universal.