Desenvolvimento Orientado por Objectos
de José Almeida e João Hugo Miranda
Grátis
Sobre o livro
Neste livro são abordados temas actuais que têm ganho uma crescente relevância na comunidade de desenvolvimento de software, entre os quais o 'Emergent Design', 'Desenvolvimento Test-Driven' e 'Refactoring'. Embora o livro se encontre direccionado principalmente a programadores mais experientes que produzam software com desenvoltura ao longo de todo o processo de desenvolvimento, o leitor mais inexperiente poderá igualmente beneficiar das questões aqui abordadas quando complementadas com as referências mencionadas.
Para o programador mais experiente, os temas aqui abordados permitem aprofundar o conhecimento de conceitos com os quais o leitor lida diariamente, como os conceitos inerentes à programação orientada por objectos. Estes conceitos são aqui desenvolvidos no contexto do 'Domain-Driven Design'. Adicionalmente são apresentadas técnicas como o 'Refactoring' e o 'Desenvolvimento Test-Driven', com o objectivo de apoiar o programador na realização deste desenho. Todos estes conceitos são ilustrados ao longo do livro com exemplos práticos integrados na implementação de uma aplicação de exemplo, permitindo ao leitor percepcionar como as diferentes técnicas podem ser usadas ao longo do ciclo de vida do desenvolvimento de software. Como um todo, o livro mune o leitor de um conjunto de abordagens pragmáticas que lhe permitem endereçar de forma eficaz problemas de desenvolvimento de software com qualquer grau de complexidade.Se o leitor não souber o que é desenvolvimento orientado a objectos, domain-driven design ou refactoring e tiver curiosidade em aprender sobre estes temas, então este livro é para si. Se, inclusivé, for um programador que não saiba exactamente como planear um projecto que pretenda começar, então vai encontrar muitas respostas neste livro.
É recomendado a estudantes de programação e programadores profissionais, obviamente. Pode ainda ser recomendado a gestores de projectos, analistas ou responsáveis técnicos já que parte do texto, especialmente os primeiros capítulos, estabelece o enquadramento conceptual das temáticas de batidas ao longo dos restantes capítulos.
Revista PROGRAMAR, Janeiro/2007