Desafios Económicos e Gerenciais das Relações Luso-Brasileiras
Uma década em perspectiva
de Allan C. Queiroz Barbosa e Joaquim Ramos Silva
Grátis
Sobre o livro
Em um ambiente acadêmico onde é valorizada a construção de redes interdisciplinares para um adequado entendimento de fenômenos ou realidades distintas, a experiência das duas universidades permite a integração e troca fundamentada em diferentes marcos conceptuais, o que assegura maior capacidade de compreensão da trajetória de dois países com experiências singulares, mas interdependentes.
A relação entre Brasil e Portugal ao longo de cinco séculos vai além de uma simples relação econômica, pois expressa claramente inequívocas proximidades lingüísticas, históricas e culturais. Nações com trajetórias peculiares, viveram momentos ora de aproximação, ora de distanciamento. A assimetria populacional, acrescida pelo distanciamento de indicadores macroeconômicos, se de um lado poderia projetar abismos relacionais, na verdade demonstram os vínculos e o grau crescente de interação existente entre os dois países, marcados por realidades político institucionais com diferentes gradações no papel do Estado, ora oscilando por uma postura social forte e interventora, ora direcionando suas ações em privilégio das leis do mercado.
(…)
De forma geral, a publicação desta bem cuidada edição sintetiza a experiência de um convênio exitoso, que tem gerado resultados relevantes e significativos. O convênio é exemplar para as respectivas universidades, apresentando resultados concretos, não se constituindo em um simples protocolo de intenções.
(Clélio Campolina Diniz)