Ensaio do médico hematologista Carlos Seabra que procura responder a várias questões sobre o acesso à saúde hoje: «Porque é que o combate às doenças que afligem a humanidade no nosso tempo acontece de uma forma tão injusta e desigual? Porque é que apesar de a ciência desenvolver medicamentos eficazes tantas pessoas sofrem e morrem por falta de tratamento?»