Crónica dos Ausentes. O Estado e a Sociedade numa Região do Interior

de Alcides Sarmento 

Bertrand.pt - Crónica dos Ausentes. O Estado e a Sociedade numa Região do Interior
Editor: Palimage
Edição: dezembro de 2007
Portes
Grátis
10%
16,96€
Poupe 1,70€ (10%) Cartão Leitor Bertrand

O processo de desenvolvimento do território nacional tem, nas últimas décadas, acentuado a dicotomia Litoral/Interior. A par das assimetrias regionais surgem, cada vez com mais acuidade, clivagens intra-regionais: no interior do Interior aparecem manchas sócio-territoriais profundamente deprimidas, abandonadas, à margem do crescimento económico e do desenvolvimento, sobre as quais paira o fantasma da desertificação.
Esta obra parte da realidade social, económica e político-administrativa de três concelhos do Norte do Distrito de Viseu (Moimenta da Beira, Penedono e Sernancelhe) e é, mais que um trabalho académico, uma verdadeira crónica dos ausentes: as pessoas, porque estamos no imenso "espaço da emigração" e o Estado.
Partindo do conceito de bloqueio político-administrativo, o autor pretende demonstrar que estes concelhos - como outros no país - têm sido vítimas da organização incoerente e ambígua do sistema político-administrativo. A descoincidência entre os diferentes sectores da administração periférica do Estado (Saúde, Educação, Segurança Social, Agricultura...) criou uma dissonância entre os níveis político e administrativo de intervenção, levando o Estado a tornar-se um ausente ou, como diz o autor, um "presente-ausente".

Crónica dos Ausentes. O Estado e a Sociedade numa Região do Interior
ISBN:
9789728999407
Ano de edição:
12-2007
Editor:
Palimage
Idioma:
Português
Dimensões:
146 x 207 x 7 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
176
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.