Criar Leitores
O ensino da leitura para professores e encarregados de educação
de José Morais
Sobre o livro
Prefácio - Ler mais para ler melhor
por Fernando Pinto do Amaral
Introdução
por São Luís Castro
Saber LER e LER bem é indispensável...
1. A aprendizagem da leitura inicia-se em casa, na creche e no jardim de infância
Benefícios da leitura partilhada
Recomendações aos professores
2. Para LER muito, é necessário SABER LER. Então... o que é LER?, e o que é SABER LER?
O que é "saber ler"
A escrita, representação gráfica da linguagem
Ler requer uma habilidade específica, a habilidade de identificação das palavras escritas
Recomendações aos professores
3. O que é o alfabeto
Os vários sistemas de escrita e o nosso sistema alfabético
Para além das letras, os grafemas, os quais representam fonemas
Representação ortográfica e representação fonológica
Os fonemas não são sons
Os grafemas representam fonemas e os fonemas representam movimentos articulatórios complexos
A noção de fonema, uma proeza de introspecção no funcionamento da linguagem
Recomendações aos professores
4. A aprendizagem da leitura e da escrita começa, como na marcha, por um primeiro passo...
O contributo crucial da consciência dos fonemas para a aprendizagem da leitura
Como suscitar e desenvolver a consciência dos fonemas
A importância de conhecer as letras e os seus valores
Alguns exercícios para se chegar das letras e dos seus valores aos fonemas
Recomendações aos professores
5. Um passo depois de outro passo... é quase andar!
Como começar?
Do mais superficial ao mais abstrato, do mais simples ao mais complexo
Do princípio alfabético ao código ortográfico
O código ortográfico do português
Praticar a leitura é essencial para se aprender a utilizar plenamente o código ortográfico
Recomendações aos professores
6. Andar sem cair... e até correr!
A representação das consoantes e das vogais: um estudo com leitores adultos
A avaliação da predominância e da eficácia do procedimento de descodificação grafofonológica no leitor principiante
Trabalho da descodificação e trabalho da compreensão
Por que não se pode trabalhar a descodificação e a compreensão ao mesmo tempo?
O computador, instrumento da aprendizagem da leitura
Recomendações aos professores
7. Ler, ler, ler, e ... escrever mais e melhor!
Da descodificação à identificação automática
Abra-se parênteses para deixar falar a argumentação científica
Para quê, porquê e em que condições tem lugar o efeito da descodificação na constituição do léxico ortográfico?
A importância da rapidez na identificação das palavras escritas
A importância de escrever... e escrever muito
Recomendações aos professores
8. Compreender mais e melhor
A identificação das palavras, condição sine qua non da compreensão de texto
A compreensão, utilização consciente de conhecimentos inconscientes
A necessária coordenação do ler e do compreender
O ensino da compreensão
Ler mais para melhorar a compreensão... mas ler o quê?
Recomendações aos professores
9. Leitura, linguagem, cérebro, e o papel da escola na procura da equidade social
Alguns dados para ilustração
A escola atual repercute e amplifica, sem o querer, as diferenças socioculturais
As desvantagens socioculturais em leitura não são irrecuperáveis
Os métodos fónicos, instrumento de equidade social
Recomendações aos professores
Uma certa visão ideológica dos métodos fónicos
O professor, o ensino, a ciência e a politica, em meia dúzia de considerações finais
Glossário
Bibliografia aconselhada
Obras publicadas em Portugal
Obras publicadas no Brasil