Coraline e a Porta Secreta
de Neil Gaiman; Tradução: Inês Aboim Borges; Ilustração: Dave Mckean
Sobre o livro
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
Na nova casa de Coraline Jones existem vinte e uma janelas e catorze portas. Treze podem-se abrir livremente e uma está sempre fechada. Certo dia, Coraline decide investigar o que existe para lá desta porta misteriosa e descobre uma passagem secreta para outra casa exactamente igual à sua, contudo muito diferente... Nesta casa encontra uma série de coisas muito, muito estranhas, e, outros pais na aparência exactamente iguais aos seus... Esta brilhante história, referida por muitos como uma versão moderna de Alice no País das Maravilhas deu origem a uma empolgante adaptação cinematográfica.
Comentários
-
Coraline
Um livro, sem dúvida, indicado para um público mais juvenil, no entanto, estamos a falar de Neil Gaiman, vale a pena! Fãs de Tim Burton, estou capaz de apostar que vão adorar esta pequena história e a imaginação em que Neil nos envolve. Ana Faria - Livreira Cidade do Porto | 18-09-17
Enquanto explora sua nova casa à noite, a pequena Coraline descobre uma porta secreta que contém um mundo parecido com o dela, porém melhor em muitas maneiras. Todos têm botões no lugar dos olhos, os pais são carinhosos e os sonhos de Coraline viram realidade por lá. Ela encanta-se com essa descoberta, mas logo percebe que segredos estranhos estão em acção: uma outra mãe e o resto de sua família tentam mantê-la eternamente nesse mundo paralelo. Será Coraline capaz de escapar? Já com adaptação ao cinema, esta é uma história juvenil, mas para todas as idades!
Coraline é uma boa introdução à leitura para crianças, envolvendo-as num imaginário um pouco diferente daquele a que estamos habituados. Num mundo paralelo, com uma visão antagonista dos pais, Coraline depara-se com vários problemas e soluciona-os de forma corajosa, sempre fiel a si mesma. Um livro que me ficou, sem dúvida, na memória.
Um livro intemporal que pode (e deve) ser explorado por leitores de todas as idades. Explorado, sim, pois Neil Gaiman consegue envolver-nos na história e faz -nos lutar ao lado de Coralins na sua aventura.