Cartas a um Ex-Amor
de Mira Clock
Sobre o livro
"Cartas a um Ex-Amor, segundo livro de Ana Zulmira da Silva Ramalheira ou simplesmente Mira Clock, "desabrocha" numa época em que são raras as expedições deste tipo de correspondência, uma vez que a sociedade ébria com o progresso tecnológico do século XXI, para este fim, está cada vez mais voltada para os meios que dominam os ambientes virtuais. O advento do correio electrónico, e afins, diminuiu ainda mais a iniciativa de redacção de cartas manuscritas para pessoas do nosso meio, seja familiar seja profissional. Com isso, por incrível que pareça, reduziu-se substancialmente, em certas sociedades, o hábito de se escrever cartas.
(...) A personagem ficcionada(...). Raque Tchissola Henda Pereira, jornalista e directora do Jornal "Kianda Magazine", é uma figura carismática, e, às vezes, obsessiva dada a forma como transporta para as cartas a nostalgia de uma relação afectiva rompida pelo destino. O conjunto de cartas de amor que esta jovem mulher escreveu oferece-nos uma perspectiva completa de exaltação e angustia do amor vivido e sofrido, numa simbiose de paixão, erotismo, ciúme, cumplicidade, entrega e, posteriormente, rompimento.
(...)Em Cartas a um Ex-Amor, Mira Clock volta a tematizar o amor. O amor como exercício espiritual e acto de doação para o outro, o amor como ginástica do amor-próprio a forjar a dignidade, o amor como metáfora irrenunciável do belo e do puro (...). Um dos temas de eleição da autora, cuja ligação umbilical remete-nos para o seu livro de estreia, Desabrochar, publicado no ano 2012.
Louvamos-lhe o talento, a dedicação, a entrega, o sacrifício e a inspiração de uma artista que vimos desabrochar, serena, arguta e competente."