Cadernos de Jornalismo N.º 03/04
de João Figueira
Sobre o livro
Na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, procura-se que os alunos de Jornalismo sejam capazes de ir construindo um pensamento sobre a profissão, ao mesmo tempo que a vão experimentando laboratorialmente. Este número duplo dos cadernosdejornalismo reflecte essa preocupação, numa altura especialmente ingrata e difícil para o jornalismo que, mais do que nunca, tem de saber reinventar-se para não perder as suas comunidades e continuar a ser um elemento imprescindível na construção e consolidação da democracia como modelo das sociedades em que desejamos viver.
Nos tempos de mudança que hoje habitamos, esta edição é a primeira após a entrada em cena de Bolonha. Daí que a quase totalidade dos trabalhos tenha a assinatura de alunos do terceiro ano, ao invés dos números anteriores, monopolizados pelos quartanistas. Esta alteração traz consigo novos desafios, porquanto doravante os cadernosdejornalismo passam também a ser um local de encontro e destino dos melhores trabalhos dos alunos do segundo ciclo.
De momento, deixamos ao leitor desta revista um vasto conjunto de textos e imagens revelador de vários géneros jornalísticos. Os conteúdos, como sempre, são objecto de um tratamento de alta qualidade do ponto de vista do trabalho gráfico e de design da revista, com a assinatura do António Barros.