Batman: Asilo Arkham
de Dave McKean e Grant Morrison
Sobre o livro
Quando acabaram de passar 15 anos sobre a edição original, surge finalmente nas livrarias nacionais, Asilo Arkham de Grant Morrison e Dave McKean, uma das mais belas e perturbadoras histórias de Batman. Verdadeiro livro de culto, com mais de 500 000 exemplares vendidos nos Estados Unidos, Asilo Arkham foi o título que atirou os seus autores, o escocês Grant Morrison (Novos X-Men) e o inglês Dave McKean (Os Lobos nas Paredes), para o estrelato, muito por via da forma como o excepcional trabalho gráfico de McKean se articula com o texto cheio de referências literárias de Morrison.
Tudo começa quando os loucos, dirigidos pelo Joker, tomam conta do Asilo Arkham e ameaçam matar todos os reféns, caso o Batman não se junte a eles. Um ultimato que vai obrigar o Cavaleiro das Trevas a uma descida aos infernos, que porá em causa a sua própria sanidade mental. Ao deambular pelo Asilo Arkham, perseguido pelos criminosos que ajudou a colocar lá dentro, o Batman acaba por ficar a conhecer melhor a personagem do Dr. Amadeus Arkham, o fundador do Asilo, cuja história se cruza com a de Batman nesta viagem ao outro lado do Espelho.
Muito mais uma história de terror psicológico do que uma simples aventura de Batman, Asilo Arkham é acima de tudo, um deslumbrante catálogo das possibilidades estéticas de Dave McKean, um dos mais talentosos e versáteis artistas (e designer) que já passaram pelo mundo dos comics, cuja fabulosa técnica os leitores portugueses já conhecem das capas da série Sandman. Quanto a Grant Morrison, é também o argumentista da excelente série Novos X-Men, um dos maiores best-sellers da Marvel, da qual a Devir já editou quatro volumes.