Autodesk Revit Building
2ª Edição Actualizada
de José Garcia
Sobre o livro
Este livro destina-se a todos os Arquitectos, Desenhadores e Estudantes de Arquitectura que desejem iniciar a aprendizagem do AUTODESK REVIT BUILDING ou, já sendo utili¬zado¬res, necessitem de uma obra de consulta que descreva o modo de uso das principais funções do programa e os processos de trabalho mais eficientes. Este livro adopta uma abordagem baseada na resolução de situações reais com que nos deparamos durante o projecto de um edifício, incluindo dezenas de exercícios resolvidos passo a passo. A explicação é complementada com um grande número de figuras, notas, sugestões e truques, realçando os procedimentos mais eficazes.
Prefácio do Eng. Jorge Horta (Director da Autodesk Portugal): "O aparecimento deste livro do Arquitecto José Garcia, o primeiro em Portugal sobre BIM (Building Information Modelling), precisamente num momento de grandes desafios para a Indústria da Construção, não é casual (...) ".
Principais Tópicos
Público-Alvo
Índice
0. INTRODUÇÃO0.1 Informação sobre a versão do programa
0.2 Guia de utilização do livro e dos exercícios
0.3 Conteúdo do CD
1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA
1.1 Desenho assistido por computador (CAD)
1.2 O que é o Autodesk Revit Building?
1.3 Conhecer a organização da informação
1.3.1 Projecto
1.3.2 Categorias
1.3.3 Famílias
1.3.4 Tipos
1.3.5 Objectos
1.4 Iniciar o programa
1.5 Interagir com o programa
1.5.1 Usar menus superiores
1.5.2 Usar barras de ferramentas
1.5.3 Usar menus laterais
1.5.4 Usar e configurar atalhos de teclado
1.5.5 Usar o selector de tipos
1.5.6 Usar o botão das propriedades
1.5.7 Usar a barra de opções
1.5.8 Usar o explorador de projecto
1.5.9 Usar a Barra de controlo de uma vista
1.5.10 Consultar a barra de estados
1.5.11 Manipular o rato
1.6 Recorrer à ajuda
1.7 Configurar o ambiente de trabalho
1.8 Configurar a especificação de pontos (Snaps)
1.9 Abrir um ficheiro
1.10 Gravar um ficheiro
1.11 Fechar um ficheiro
1.12 Fechar uma sessão do programa
2. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS OBJECTOS
2.1 Configurar a representação das linhas
2.1.1 Definir espessuras de traço
2.1.2 Definir padrões de linha com traçado interrompido
2.1.3 Definir estilos de linha
2.2 Criar padrões de tramas
2.2.1 Criar um padrão simples
2.2.2 Criar um padrão por importação de uma definição
2.2.3 Alterar ou eliminar os padrões existentes
2.3 Definir materiais
2.4 Regular propriedades dos estilos de objectos
2.5 Criar um modelo de projecto
3. MANIPULAR VISTAS
3.1 Gerir vistas
3.1.1 Navegar entre diferentes vistas
3.1.2 Copiar, eliminar e renomear vistas
3.1.3 Gerir as janelas das vistas
3.2 Criar vistas
3.2.1 Criar plantas
3.2.2 Criar cortes
3.2.3 Criar alçados
3.2.4 Criar perspectivas
3.2.4.1 Criar uma perspectiva axonométrica
3.2.4.2 Obter pontos de vista segundo direcções predefinidas
3.2.4.3 Gravar um ponto de vista
3.2.4.4 Criar uma perspectiva cónica
3.2.4.5 Ajustar dinamicamente uma perspectiva cónica
3.2.4.6 Gravar o ponto de vista
3.2.5 Modificar perspectivas
3.2.5.1 Alterar a posição do observador e do alvo numa planta
3.2.5.2 Alterar as propriedades de uma perspectiva
3.2.5.3 Alterar o enquadramento de uma perspectiva
3.2.5.4 Alterar a dimensão de uma perspectiva
4. CONTROLAR A VISUALIZAÇÃO
4.1 Alterar a ampliação e o enquadramento de uma vista
4.2 Controlar a visibilidade dos objectos por vista
4.2.1 Ocultar objectos temporariamente
4.2.2 Regular o estado de visibilidade de forma permanente
4.3 Filtros de objectos
4.3.1 Criar um filtro
4.3.2 Aplicar um filtro a uma vista
4.4 Regular a extensão de uma vista
4.4.1 Recortar uma vista segundo uma região rectangular
4.3.1.1 Aplicação de uma Scope box ao recorte de uma vista
4.4.2 Regular a profundidade de uma vista
4.4.3 Delimitar uma perspectiva segundo um volume
4.5 Regular a representação gráfica por vista
4.5.1 Controlar a escala de uma vista
4.5.2 Alterar o nível de detalhe de uma vista
4.5.3 Controlar propriedades do traçado em cada vista
4.5.4 Alterar o modo de visualização
4.5.5 Aplicação de sombras e destaque de contornos
4.6 Gravar e aplicar modelos de vistas
4.7 Controlar a afixação das espessuras de traço
4.8 Refrescar o ecrã
5. INICIAR UM NOVO PROJECTO
5.1 Criar um novo projecto
5.1.1 Usar o modelo de projecto predefinido
5.1.2 Escolher um modelo de projecto específico
5.2 Gravar um novo projecto
5.3 Gerir famílias de objectos
5.3.1 Famílias Standard
5.3.1.1 Carregar famílias standard num projecto
5.3.1.2 Exportar famílias standard
5.3.2 Famílias de sistema
5.3.2.1 Importar tipos de famílias de sistema por categoria de objectos
5.3.2.2 Copiar apenas tipos específicos
5.3.3 Eliminar tipos e famílias de um projecto
5.3.3.1 Eliminar famílias e tipos a partir do Explorador de projecto
5.4 Controlar as unidades do projecto
5.4.1 Unidades de comprimento
5.4.2 Unidades de área
5.4.3 Unidades de volume
5.4.4 Unidades angulares
5.5 Manipular níveis
5.5.1 Criar novos níveis
5.5.2 Alterar a cota de um nível
5.5.3 Alterar o nome de um nível
5.5.4 Alterar a extensão das linhas de nível
5.5.5 Ajustar a localização do símbolo de nível
5.6 Importar ou ligar um desenho de outra aplicação
5.6.1 Configurar as espessuras de traço a importar
5.6.2 Importar um desenho num formato CAD
5.6.2.1 Eliminar layers importadas
5.6.2.2 Controlar a representação gráfica dos objectos importados
5.6.2.3 Explodir a geometria importada
5.6.3 Controlar a ordem de sobreposição
6. COTAR E APLICAR CONSTRANGIMENTOS
6.1 Criar cotas planimétricas
6.1.1 Configurar a afixação de cotas temporárias
6.1.2 Alterar dimensões através de cotas temporárias
6.1.3 Converter cotas temporárias em permanentes
6.1.4 Criar cotas permanentes
6.1.4.1 Cotas lineares alinhadas
6.1.4.2 Cotas lineares horizontais ou verticais
6.1.4.3 Cotas angulares
6.1.4.4 Cotas radiais
6.1.4.5 Cotas de comprimentos de arcos de circunferência
6.2 Alterar a aparência de cotas permanentes
6.2.1 Criar ou modificar tipos de marcas de seta
6.2.2 Criar ou modificar estilos de cotas planimétricas
6.2.3 Juntar um sufixo ou prefixo ao valor de uma cota
6.3 Editar cotas
6.3.1 Alterar a posição do texto de uma cota
6.3.2 Alterar o comprimento de uma linha de chamada
6.3.3 Mover uma linha de chamada
6.3.4 Inserir novas linhas de chamada
6.3.5 Eliminar uma linha de chamada
6.3.6 Alterar a posição de uma linha de chamada
6.4 Inserir cotas de pontos
6.5 Constranger a posição de objectos através de cotas
6.6 Bloquear um alinhamento
6.7 Fixar a posição de objectos
7. TRAÇAR E MANIPULAR PAREDES
7.1 Estabelecer planos de referência
7.2 Criar paredes
7.2.1 Tipos de paredes
7.2.2 Opções de construção de paredes
7.2.2.1 Modos de construção
7.2.2.2 Altura
7.2.2.3 Alinhamento construtivo
7.2.2.4 Modos de traçado
7.2.3 Ajustar a orientação de paredes
7.2.4 Manipular os pontos de controlo de paredes
7.3 Alterar as propriedades de paredes
7.3.1 Alterar as propriedades de uma determinada parede
7.3.2 Alterar ou criar tipos de parede
7.3.2.1 Paredes simples
7.3.2.2 Paredes compostas
7.3.3 Controlar a representação gráfica de paredes
7.4 Medir distâncias
7.5 Seleccionar objectos
7.6 Técnicas básicas de edição
7.6.1 Anular e refazer acções
7.6.2 Eliminar objectos
7.6.3 Mover e copiar objectos
7.7 Alterar o traçado de paredes
7.7.1 Criar paredes paralelas
7.7.1.1 Cortar ou estender múltiplas paredes
7.7.2 Dividir paredes
7.7.3 Criar um canto entre paredes
7.7.4 Cortar ou estender uma parede
7.8 Editar o modo de ligação de paredes
7.8.1 Cantos de paredes
7.8.2 Entroncamento de paredes
7.8.3 Extremo livre de uma parede
7.9 Alterar o perfil frontal de uma parede
7.10 Mudar o tipo de uma parede
7.11 Mostrar objectos ocultos por detrás de outro
8. VÃOS, EQUIPAMENTO E MOBILIÁRIO
8.1 Portas e janelas
8.1.1 Inserir e manipular portas
8.1.1.1 Inserir portas em paredes
8.1.1.2 Trocar de tipo de porta
8.1.1.3 Copiar um tipo de uma porta e aplicá-lo a outra porta
8.1.1.4 Criar um novo tipo de porta
8.1.2 Inserir e manipular janelas
8.1.2.1 Inserir janelas em paredes
8.1.2.2 Alterar a posição das janelas
8.1.2.3 Inverter a disposição de uma janela
8.1.2.4 Alterar a altura do corte de uma planta numa região
8.2 Alterar as propriedades de portas e janelas
8.3 Criar aberturas em paredes
8.4 Inserir e manipular mobiliário e equipamento
8.4.1 Inserir um equipamento dependente de uma parede
8.4.2 Inserir uma peça de mobiliário
8.4.3 Inverter objectos segundo um plano
8.4.4 Rodar objectos segundo um eixo
8.4.5 Criar cópias múltiplas segundo um padrão circular
8.4.6 Constranger a posição de objectos livres
8.5 Criar e gerir grupos de objectos
8.5.1 Criar um grupo
8.5.2 Inserir um grupo de modelo
8.5.3 Alterar a definição de um grupo
8.5.4 Substituir um grupo por outro
8.5.5 Eliminar grupos
8.5.6 Exportar um grupo para um ficheiro
8.5.7 Importar um grupo para um projecto
9. PAVIMENTOS, TECTOS FALSOS E COBERTURAS
9.1 Criar lajes de pavimento
9.1.1 Criar uma laje de pavimento inclinada
9.2 Alterar as propriedades de lajes de pavimento
9.2.1 Criar ou alterar um tipo de laje de pavimento
9.3 Copiar e alinhar objectos entre pisos
9.3.1 Alterar a visibilidade do piso inferior
9.4 Alterar lajes de pavimento
9.4.1 Editar o perímetro de uma laje de pavimento
9.4.2 Individualizar uma região de uma superfície
9.4.3 Alinhar a estereotomia de uma superfície
9.4.4 Unir lajes e paredes
9.5 Criar e manipular tectos falsos
9.5.1 Criar um tecto falso
9.5.2 Ajustar a altura de um tecto falso
9.5.3 Rodar a estereotomia da superfície de um tecto falso
9.5.4 Inserir dispositivos de iluminação
9.5.5 Alinhar a estereotomia de um tecto falso
9.6 Criar coberturas
9.6.1 Criar coberturas com base no seu perímetro
9.6.1.1 Estender paredes até à cobertura
9.6.1.2 Ligar paredes à cobertura
9.6.2 Criar coberturas com base na extrusão do seu perfil
9.6.2.1 Recortar em planta uma cobertura extrudida
9.6.3 Estender uma cobertura até outra cobertura
9.7 Alterar uma cobertura criada com base no traçado do seu perímetro
9.7.1 Alterar o perímetro de uma cobertura
9.7.2 Alterar a inclinação de uma água da cobertura
9.7.3 Alinhar beirados
9.8 Alterar uma cobertura criada com base na extrusão do seu perfil
9.9 Alterar as propriedades de coberturas
9.10 Criar aberturas em coberturas
10. ELEMENTOS ESTRUTURAIS
10.1 Trabalhar com grelhas estruturais
10.1.1 Criar grelhas estruturais
10.1.1.1 Criar as linhas de grelha através do desenho do seu traçado
10.1.1.2 Criar cópias múltiplas segundo um padrão linear
10.1.1.3 Criar as linhas de grelha por seleccção de paredes
10.1.2 Modificar grelhas
10.1.3 Criar ou modificar um tipo de linha de grelha
10.2 Criar e manipular elementos estruturais
10.2.1 Criar e manipular pilares
10.2.1.1 Inserir pilares estruturais
10.2.1.2 Unir pilares estruturais a paredes
10.2.1.3 Associar os extremos de pilares a outros objectos
10.2.1.4 Alterar as propriedades de pilares estruturais
10.2.1.5 Inserir pilares arquitectónicos
10.2.1.6 Alterar as propriedades de pilares arquitectónicos
10.2.2 Criar e manipular vigas
10.2.2.1 Inserir vigas
10.2.2.2 Alterar as propriedades de vigas
10.2.2.3 Unir vigas a lajes e a paredes
11. ESCADAS, GUARDAS E RAMPAS
11.1 Criar e manipular escadas
11.1.1 Criar ou alterar um tipo de escada
11.1.2 Criar uma escada
11.1.2.1 Criar uma escada através do traçado do seu percurso
11.1.2.2 Criar uma escada através do desenho da sua forma
11.1.3 Inverter a guarda de uma escada
11.1.4 Alterar a forma ou o percurso de uma escada
11.1.5 Alterar as propriedades de uma escada
11.2 Criar e manipular guardas
11.2.1 Criar uma guarda
11.2.2 Modificar o traçado de uma guarda
11.2.3 Trocar o tipo de guarda
11.2.4 Criar ou alterar um tipo de guarda
11.3 Criar e manipular rampas
11.3.1 Criar ou alterar um tipo de rampa
12. PAREDES CORTINA
12.1 O que é uma parede cortina?
12.1.1 Componentes de uma parede cortina
12.2 Criar e alterar um tipo de parede cortina
12.3 Criar e alterar tipos de caixilhos
12.4 Usar paredes cortina num projecto
12.4.1 Criar manualmente a estrutura de uma parede cortina
12.4.1.1 Criar a grelha de uma parede cortina
12.4.1.2 Aplicar caixilhos
12.4.1.3 Alterar o modo de união dos caixilhos
12.4.1.4 Juntar painéis
12.4.1.5 Substituir painéis
12.4.1.6 Eliminar caixilhos
12.4.1.7 Alterar a disposição dos painéis
12.4.2 Criar uma parede cortina com uma estrutura predefinida
12.4.2.1 Adicionar divisões a uma grelha predefinida
12.4.2.2 Substituir painéis predefinidos
12.5 Alterar a disposição de uma grelha
13. PORMENORIZAÇÃO E DESENHO 2D
13.1 Gerar desenhos de pormenor
13.1.1 Gerar uma vista de pormenor do modelo
13.1.2 Criar uma vista de desenho
13.1.3 Configurar a representação gráfica das marcas de pormenor
13.2 Editar o desenho de um pormenor
13.2.1 Controlar o modo de afixação do modelo
13.2.2 Alterar o perfil 2D de paredes, lajes, tectos e coberturas
13.2.3 Inserir detalhes 2D
13.2.4 Alterar a representação gráfica de arestas do modelo
13.2.5 Inserir geometria 2D
13.2.5.1 Traçado de linhas de detalhe
13.2.5.2 Aplicar tramas
13.2.5.3 Editar tramas
13.2.5.4 Controlar a ordem de sobreposição
13.2.5.5 Importar vistas e elementos 2D entre projectos
13.3 Criar vistas de legenda
13.3.1 Inserir objectos a legendar
13.4 Inserir e manipular imagens
14. ANOTAÇÕES E TABELAS DE QUANTIDADES
14.1 Criar e manipular texto
14.1.1 Escrever texto
14.1.1.1 Inserir caracteres especiais
14.1.2 Editar um texto e alterar a sua formatação
14.1.2.1 Alterar a aplicação de linhas de referência
14.1.2.2 Mover e rodar textos
14.1.3 Criar ou alterar um tipo de texto
14.2 Aplicar e manipular etiquetas de objectos
14.2.1 Escolher os tipos de etiqueta a usar por omissão
14.2.2 Aplicar etiquetas e alterar as suas propriedades
14.2.2.1 Aplicar uma etiqueta a um objecto de cada vez
14.2.2.2 Aplicar etiquetas a múltipos objectos
14.2.2.3 Alterar as propriedades de etiquetas
14.2.3 Mover, alterar e eliminar etiquetas
14.3 Legendar materiais
14.4 Definir e legendar compartimentos
14.4.1 Configurar o modo de cálculo das dimensões
14.4.2 Criar e legendar compartimentos
14.4.3 Alterar os limites de um compartimento
14.4.4 Alterar as propriedades de um compartimento
14.4.5 Eliminar um compartimento
14.5 Criar plantas temáticas
14.6 Criar e gerir tabelas de quantidades
14.6.1 Criar tabelas de quantidades de objectos
14.6.1.1 Escolher os parâmetros a constar na tabela
14.6.1.2 Criar um novo parâmetro
14.6.1.3 Definir o modo de ordenação e agrupamento dos dados
14.6.1.4 Definir a formatação de cada um dos campos de dados
14.6.1.5 Definir a aparência da tabela quando for colocada numa folha
14.6.2 Criar tabelas de materiais
14.6.3 Alterar uma tabela de quantidades
14.6.3.1 Alterar as propriedades de uma tabela
14.6.3.2 Agrupar cabeçalhos de colunas
14.6.3.3 Ajuste da largura de uma coluna de uma tabela
14.6.3.4 Introduzir dados numa tabela
14.6.3.5 Localizar um objecto que faça parte de uma tabela
14.6.3.6 Eliminar objectos numa tabela
14.6.3.7 Aplicar um modelo de tabela
14.6.4 Exportar e importar vistas de tabela
14.6.5 Exportar os dados de uma tabela
15. COMPOR E IMPRIMIR FOLHAS DE DESENHO
15.1 Compor uma folha de desenho
15.1.1 Adicionar uma folha em branco
15.1.1.1 Preencher a legenda de uma folha
15.1.1.2 Troca do modelo de folha
15.1.2 Inserir vistas gráficas numa folha
15.1.2.1 Configurar a legenda das Viewports
15.1.2.2 Criar ou alterar um tipo de legenda das Viewports
15.1.2.3 Manipular as Viewports
15.1.3 Manipular tabelas de quantidades numa folha
15.1.4 Trabalhar sobre o modelo directamente numa folha
15.1.5 Criar uma lista de folhas de desenho
15.2 Imprimir desenhos
15.3 Exportar desenhos
15.3.1 Exportar para um formato CAD
15.3.2 Exportar no formato DWF
15.3.3 Exportar como imagem
ANEXO A. INSTALAÇÃO E REGISTO DO PROGRAMA
A.1 Requisitos de sistema
A.2 Instalar o programa
A.3 Alterar o tipo de licença ou registar uma licença monoposto
A.3.1 Licença monoposto
A.3.2 Licenciamento através da rede
A.3.3 Modo de demonstração/visualização
ANEXO B. ÍCONES DO CURSOR DO RATO
ÍNDICE REMISSIVO