As Quedas de Junho
de José Ferreira Borges
Grátis
Sobre o livro
A obra As Quedas de Junho é um texto ficcional em que se aposta nos acasos e nas coincidências para criar um enredo suscetível de prender a atenção do leitor até ao derradeiro parágrafo. Excetuando o último, cada capítulo centrase numa personagem específica. Elas mantêm entre si certos vínculos, relações e interações de que nem sempre estão conscientes.
Com a ação principal a decorrer ao longo do dia 24 de junho de 2016, faz-se, no último capítulo, uma revelação completa e ligam-se as pontas soltas com que terminaram alguns dos anteriores, nomeadamente os primeiros quatro. Tal capítulo - como, aliás, a totalidade da(s) história(s) - pode igualmente ser lido numa perspetiva alegórica.
Para lá da preocupação em tentar contar uma boa história, com ressonâncias do género policial, procurou usar-se uma escrita despojada, mas não simplista, em sintonia com o nível sociocultural das personagens. Isso não impediu, no entanto, o aflorar de alguns temas de carácter filosófico: da busca de sentido aos horizontes metafísicos, do desejo de felicidade às inquietações da condição humana.