Valentina está no auge da sua juventude quando vê Álvaro ser mobilizado para uma guerra que não escolheu. Dias antes da partida, descobre uma gravidez inesperada. Sozinha, vê-se obrigada a enfrentar uma realidade dura e comum a tantas mulheres portuguesas: a de temer, todos os dias, pela vida do seu soldado.
Adele, por sua vez, recusa-se a aceitar a distância. Quando o marido ingressa numa missão voluntária para Angola, decide segui-lo, levando consigo um bebé de poucos meses nos braços e a coragem de quem atravessa o oceano em direção a uma promessa de liberdade.
Entre Portugal, Moçambique e Angola, a história acompanha não só a força de Valentina e Adele, mas também o percurso dos homens que amam. Álvaro e Viriato enfrentam os horrores da guerra, revelando a distância brutal entre o que deixaram para trás e aquilo em que são obrigados a tornar-se.
Num mundo politicamente instável, estas duas mulheres tão diferentes quanto semelhantes lutam para encontrar forças quando tudo parece ruir. E, num tempo em que as cartas são a única ponte possível, poderá o amor sobreviver à guerra?
Este é um livro baseada na história de vida dos avós da autora e na de tantas outras pessoas da sua geração.