Considerámos oportuno trazer a público esta obra apenas passado mais de meio século de total dedicação ao Budo e ao Aikido. Não pretendemos expor a nossa versão pessoal sobre qualquer matéria, mas, em primeiro lugar, apresentar a obra do Fundador tal como ele a concebeu. O nosso objectivo foi contribuir para um cabal esclarecimento dos fundamentos do Budo Desenvolvido pelo grande Mestre Ueshiba Morihei.
Para tal, recorremos essencialmente aos textos do Fundador e às fontes primárias que o nortearam, desde as formas de budismo e xintoísmo com que teve contacto directo desde a infância até ao encontro decisivo com a Igreja Oomoto. Muitos destes textos foram traduzidos pela primeira vez a partir do original japonês.
É nosso propósito colmatar algumas das mais gritantes falhas provocadas pela assimilação a paradigmas ocidentais de pedagogia, levada a um nível que, situado no oposto extremo da concepção ontológica do Mestre, impossibilita qualquer aproximação à essência da sua Arte.
A integração de uma disciplina onde tudo nasce da experiência de guerreiros, místicos e santos em organismos federativos de natureza desportiva é, em si mesma, contra natura.