A Sociologia Econômica
de Philippe Steiner
Sobre o livro
Este livro aborda os principais temas da Sociologia Econômica, mostrando as dificuldades e os limites das abordagens econômicas convencionais para explicar os fenômenos de que tratam. Apresenta as origens da Sociologia Econômica, especialmente identificadas nas obras dos autores clássicos da Sociologia, Durkheim Weber e Pareto, para em seguida estudar os temas de interesse mais recente dos pesquisadores: construção social do mercado, o papel das instituições e das redes sociais no funcionamento da vida econômica.
Os assuntos estudados, emergentes a partir dos anos 70, irão revigorar o debate entre as duas áreas do conhecimento e ajudar a configurar a chamada Nova Sociologia Econômica, que, de acordo com Mark Granovetter, tem duas idéias básicas como ponto de partida (a) a ação econômica é socialmente situada e não pode ser explicada apenas por motivos individuais; (b) as instituições econômicas são socialmente construídas.
Nesta mesma perspectiva, o professor Steiner dedica especial atenção aos mercados, analisando-os como construções sociais e contrastando suas conclusões com pressupostos básicos da teoria da escolha racional e da teoria do equilíbrio geral. A análise dos mercados traz, ainda, um rico diálogo com a teoria do próprio Granovetter sobre a imersão (embeddedness) dos agentes econômicos, conformando as relações de mercado.
Comentários
Detalhes do produto
Detalhes do Produto
Livros > Livros em Português > Economia, Finanças e Contabilidade > Economia