Sobre o livro
VENCEDOR DO CONCURSO "PROSAS DE ESTREIA"
A morte de um deputado num carro armadilhado e um telefonema anónimo a oferecer 15 mil contos pela investigação e resolução do crime são o suficiente para enredar Frank Brewster, detective particular, em mais uma investigação. Num clima quase fantástico, a história desenrola-se num tecido de transparência e mistério. A explicação do assassinato passa pela vida do político, (mal) casado com uma condessa, cujo hobbie são os jogos de cartas, e por um baralho de cartas, ao qual falta a Rainha de Copas. Os enigmas serpenteiam pelo texto: chaves de utilização duvidosa, negócios obscuros com contrabandistas, dinheiro, poder, violência, mulheres misteriosas, como Sónia, acompanhante profissional, de beleza invulgar e absolutamente irresistível, mais conhecida como "Rainha de Copas".
Excerto:
"Lisboa, 29 de Outubro. Meio-dia
O telefone toca incessantemente, fazendo-me acordar sobressaltado. Olho à minha volta e vejo que estou deitado no chão do meu escritório. As minhas costas doem. Levanto-me do chão com o corpo todo dorido e caminho a cambalear para a mesa do telefone, não sem antes tropeçar num caixote que está no meu caminho não sei a fazer o quê. Paro para olhar a desarrumação total. Os estores, semiabertos, deixam entrar uma luz estupidamente forte. Já é de dia. Levanto o auscultador.
- Está? - a minha boca sabe-me horrivelmente mal. Nem imagino o que andei a beber ontem à noite.
- Está? Brewster? É a terceira vez que telefono para aí! Ainda bem que finalmente te encontro no escritório!
Apesar de me esforçar, não consigo reconhecer a voz que está do outro lado da linha. Nem sequer me lembro de quem me pudesse estar a telefonar. Estou ainda muito tonto.
- Quem fala? - pergunto.
- Quem fala? - a outra voz está surpreendida - Sou eu, ora! O Cardoso, quem é que havia de ser?
- Ah, claro. - Reconheço-lhe finalmente a voz - E porquê tanta pressa? - pergunto sem me aperceber que já é meio-dia e por isso o sol está tão pujante.
- Tanta pressa? - ele faz uma pausa - Tu estás bem, Brewster? Já viste que horas são? Pára mas é de brincar! Como é que foi o funeral?
Olho para o relógio da parede. Vá lá! Ainda está no mesmo sítio. O mesmo não acontece, por exemplo, com a minha secretária que está encostada à parede. O que terei andado a fazer na noite passada?"