A Montanha Cobriu-se de Lava e Outras Estórias
de Carlos Fagundes
Grátis
Sobre o livro
Aliando a ficção à realidade, A Montanha Cobriu-se de Lava e Outras Estórias revela a ilha do Pico em dois tempos históricos. No início do século XVIII, quase toda a ilha sofreu uma tremenda crise sísmica, que teve maior incidência na freguesia de Santa Luzia, levando muitos dos seus habitantes a emigrar.
A primeira estória, A Montanha Cobriu-se de Lava, vivencia momentos fatídicos marcados pelo medo, angústia, deserção e promessas. Como outros picarotos, José Pereira de Azevedo, juntamente com a mulher e um filho de tenra idade, fugindo à catástrofe, passando pelo Faial, onde sofreu os estigmas duma peste que grassava por toda a ilha, aportou às Flores.
Um segundo tempo envolve-nos num conjunto de Outras Estórias que têm, quase todas elas, como cenário o Pico do século passado. São textos que se afiguram, não apenas como vestígios, embora fantasiados, dum passado sofredor, mas também como ecos duma epopeia gloriosa, de um povo pacífico e trabalhador, que, através dos tempos, se foi adaptando a precárias e difíceis condições de vida, lutando contra os rigores climatéricos, resistindo a tempestades e a crises sísmicas, ao mesmo tempo que ia desbravando o chão, transformando encostas agrestes em campos agrícolas, pastagens e vinhas. Tempestades, naufrágios, caça à baleia, viagens, desavenças familiares, acidentes, vidas sacrificadas, emigração, abandono são temas que preenchem muitas das Outras Estórias e que têm como cenário o Pico, na sua genuína caracterização.