Grátis
Sobre o livro
«Explicar a formação de correntes oceânicas e o seu papel climático é o primeiro objectivo deste livro. Mas o oceano constitui, também, um sistema que permitiu a eclosão do ser vivo. Uma obra clara que desenha o estado dos lugares da oceanografia actual e os desafios económicos que lhe estão ligados.»
Sciences Avenir
«Oceano-atmosfera: um casal tempestuoso! Os ventos, o relevo, a latitude, mas sobretudo os oceanos em perpétua interacção com a atmosfera condicionam o clima de uma região. A atmosfera e o oceano formam, assim, um casal com muitos laços muito fortes, cada um reagindo às estimulações do outro. As perturbações do tempo são, na maioria das vezes, devidas à sua influência conjunta. Todas estas ligações, interacções e influências nos explica o autor neste seu maravilhoso livro, o qual ele destina aos professores que têm de transmitir, aos seus alunos, uma visão moderna do nosso sistema terra, aos estudantes de Ciências do Planeta, que têm de adquirir uma percepção integrada do seu objecto de estudo, aos jovens oceanógrafos que, por vezes, não têm tempo de procurar a origem do seu sujeito nem para estudar questões conexas ao seu tema preferido, aos investigadores de outras disciplinas que falam de oceanografia sem ter tido ocasião de compreender o que esta disciplina abrange.»
ÇA M´INTERESSE
A Máquina Oceano pretende explorar um meio onde o ser vivo se manifesta na sua diversidade: analisando, em detalhe, o ciclo oceânico do carbono, Jean-François Minster sublinha quanto os oceanos contribuem para o equilíbrio do nosso planeta e demonstra como a actividade humana pode ser levada a modificá-lo. Sem negligenciar as questões elementares, a obra faz o ponto da situação das últimas pesquisas em oceanografia, Insistindo sobre o considerável contributo que representa a utilização de satélites para a compreensão dos oceanos, o autor constrói o quadro de uma disciplina em plena evolução. A obra termina sobre o estado dos lugares da oceanografia, onde se constata que a internacionalização dos programas de investigação estão a par com consideráveis desafios económicos.